Twitter ganha destaque entre grandes empresas

De acordo com pesquisa, 87% das 100 maiores companhias do mundo utilizam pelo menos uma plataforma da internet para se comunicar

18/07/2012
2843 Acessos
Imprimir
Twitter ganha destaque entre grandes empresas
As grandes empresas do mundo preferem o Twitter como rede social e 87% das maiores companhias utilizam pelo menos uma plataforma da internet para se comunicar. Além disto, o YouTube é a plataforma que mais cresceu no ambiente online corporativo e o ´curtir´ do Facebook aumento em 275%.

Os dados são de uma pesquisa divulgada na terça-feira (17), pela global Burson-Marsteller, que avaliou as 100 empresas listadas no ranking mundial da revista norte-americana Fortune. De acordo com o levantamento, os números mostram um aumento de 10% na utilização de redes sociais, comparado com 2010.

A pesquisa envolveu as plataformas mais populares, entre Twitter, Facebook, YouTube, Google Plus e Pinterest. Das empresas analisadas, 29 são dos Estados Unidos, 45 da Europa, 23 da Ásia e três da América Latina, duas delas do Brasil. No total, em um único mês, estas companhias juntas foram mencionadas 10,4 milhões de vezes nas redes sociais.

As mais utilizadas
Conforme o estudo, o Twitter é a plataforma mais popular, sendo utilizado por 82% das companhias, as quais foram mencionadas na rede social, em média, 55.970 vezes por mês. Desde 2011 o número médio de seguidores por perfil coorporativo no Twitter quase triplicou, passando de 5.076 para 14.709.

Já o YouTube teve crescimento de 79% no número de marcas com um canal oficial na plataforma. Em média, cada canal de empresa tem mais de dois milhões de visualizações e 1,7mil inscritos. Ainda segundo a pesquisa, no Facebook, a média de ‘curtir’ por companhia somente em 2012 atingiu mais de 152 mil.

Comprometimento online
A pesquisa mostrou o comprometimento das empresas com os consumidores da internet. Ao todo, 79% se relacionam no Twitter por meio de RTs (retweets) e menções, e 70% respondem aos comentários recebidos no Facebook. Das companhias, 74% acreditam na importância de ter uma fan page, 93% atualizam sua página no Facebook semanalmente, 48% estão no Google Plus, e 25% possuem conta no Pinterest.

Ranking das maiores empresas
Do Brasil, duas empresas entram no Top 100 da revista Fortune, como maiores do mundo e portanto fizerem parte da pesquisa: a Petrobras aparece em 23ª na lista e o Banco do Brasil, na 88 ª posição. As três primeiras globais são Shell, Exxon Mobli e Wal-Mart. Entre as 500 maiores, o Brasil ainda é representado pelo Bradesco (136º lugar), Vale (159º), JBS (286º), Itaúsa (311º), Ultrapar (380º) e Grupo Pão de Açúcar (399º).

Redação: Fátima Pires