Comemore o Dia da Democracia com o voto consciente

Data é celebrada em 25 de outubro e o povo brasileiro deve exercer o direito na escolha de seus representantes

25/10/2012
7407 Acessos
Imprimir
Comemore o Dia da Democracia com o voto consciente
O Dia da Democracia, comemorado nesta quinta-feira, 25 de outubro, sugere uma reflexão sobre o direito do cidadão de escolher seus representantes no poder.

No próximo domingo (28), o povo brasileiro vai às urnas novamente nas cidades que terão o segundo turno das eleições municipais 2012. É hora do voto consciente para eleger prefeitos e vereadores, na busca por um futuro melhor.

A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga, onde ‘demo’ significa ‘povo’ e ‘kracia’ quer dizer ‘poder’. Atualmente é o sistema de governo mais exercido no mundo, que pode ser de forma direta ou indireta.

Na direta, através de plebiscito, referendo ou outras maneiras de consultas populares, os cidadãos decidem diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos, sem intermediários. Na indireta – também conhecida como democracia representativa – o povo elege seus representantes para a tomada de decisões.

O Brasil segue o sistema de democracia indireta, com a obrigatoriedade do voto para pessoas entre 18 e 65 anos. O voto é facultativo entre 16 e 17 anos e para idosos que possuem mais de 65 anos. Através de eleições, os brasileiros escolhem os representantes do poder legislativo e do executivo.

Comemorar o Dia da Democracia é uma oportunidade de reflexão sobre como tornar o sistema cada vez mais eficiente. Se a palavra ‘democracia’ significa ‘poder do povo’, é o momento do eleitor se conscientizar sobre sua força política e exercer o pleno direito à cidadania.

Recordes de um sistema democrático
Para marcar a data, o RankBrasil destaca recordes relacionados à escolha dos representantes no poder pelo povo brasileiro. Um deles é da professora Celina Guimarães Viana, a primeira mulher a votar no país, em 1927, na cidade de Mossoró – RN.

Outro marco histórico foi a eleição de Dilma Rousseff, a primeira mulher a conquistar o cargo de presidente do Brasil. Também merece destaque a primeira utilização do voto biométrico, que aconteceu em 2008, além do maior número de eleitores aptos a votar no país, recorde alcançado em 2012.

No Dia da Democracia, o RankBrasil ainda parabeniza pessoas que contribuem para o exercício da cidadania. É o caso do paranaense José Carlos Mello Rocha, o mesário mais idoso do Brasil, que completou 81 anos de idade, sendo 62 dedicados à atividade.

Redação: Fátima Pires