José Carlos Mello Rocha é homenageado em Jaguariaíva

Mesário mais idoso do Brasil recebe título durante sessão solene nesta sexta-feira

13/09/2013
5503 Acessos
Imprimir
José Carlos Mello Rocha é homenageado em Jaguariaíva
Divulgação: RankBrasil
O paranaense José Carlos Mello Rocha, recordista do RankBrasil como o mesário mais idoso do país, será homenageado pela Câmara Municipal de Jaguariaíva nesta sexta-feira (13). Com 82 anos, é considerado uma personalidade da democracia do país.

Iniciou a atividade em 1950, quando Getúlio Vargas foi eleito presidente da República. Ao todo, foram 62 anos de atividade e quase 50 eleições. Pôde acompanhar os quatro processos de votação: urnas de madeira, de lona, eletrônicas e atualmente o sistema biométrico.

Ele entrou para o livro dos recordes pela primeira vez em 2010, com 79 anos e 60 atuando nos pleitos. Em 2012, recebeu novamente o título. Pela idade, Rocha não tem obrigação de votar ou assumir seu posto nas próximas eleições, mas garante que se tiver saúde assumirá o cargo. “Não sei ainda no próximo ano como será, talvez eu venha trabalhar. Isso naturalmente vai depender da minha disposição. Se estiver bem, com certeza serei mesário novamente”.

José Carlos atualmente mora em Curitiba, mas foi em Jaguariaíva onde nasceu e aprendeu o valor do voto. Foi eleitor no município até 1960. De volta à cidade, recebe amanhã durante Sessão Solene alusiva aos 190 anos de emancipação político-administrativa da região homenagem pelo relevante serviço prestado à comunidade. “Eu tenho recebido vários títulos, mas esse recebo com muito amor. Nasci lá e sou cidadão Jaguariaivense. Levando em conta que é da minha terra, para mim, é de maior importância. Esse título tem uma consideração especial”.

Para o recordista, a atividade de mesário que para alguns é vista como um fardo é um grande prazer. “Muita gente vê como dia perdido, muitos jovens não querem trabalhar, mas é preciso reconhecer a importância. Primeiramente do voto e também do serviço prestado ao país”.

Por sua dedicação, o paranaense conquistou muitos outros títulos: o ‘Pritaneu’ (honraria pelos serviços prestados), do Rotary Club Curitiba, ‘Mesário Padrão de Curitiba’, ‘Medalha Mérito Eleitoral das Araucárias’ do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Além disso, foi nomeado duas vezes ‘Cidadão Curitibano’ e ‘Cidadão Honorário’ pela Câmera Municipal.

Redação: RankBrasil