Kombi faz 55 anos no Brasil

País é o único que ainda produz o veículo. Modelo tem a maior longevidade da indústria automotiva

02/09/2012
4054 Acessos
Imprimir
Kombi faz 55 anos no Brasil
A Kombi faz 55 anos de fabricação no Brasil neste domingo. A produção brasileira começou em 02 de setembro de 1957, em São Bernardo do Campo – SP.

O país é o único no mundo que ainda produz o modelo, que tem a maior longevidade na história da indústria automotiva. A Kombi também é o primeiro veículo da Volkswagen a ser feito no Brasil.

Em mais de meio século de fabricação, o veículo recebeu diversas atualizações. A última foi em 2005, quando ganhou motor 1.4 flex refrigerado à água, que é capaz de produzir 78cv quando abastecido com gasolina e 80cv, com etanol.

A trajetória internacional da Kombi brasileira começou na década de 70, com exportações para mais de 100 países. Atualmente, a linha de produção no Brasil conta com 792 funcionários, que fabricam diariamente 90 unidades do modelo.

No mundo
O veículo foi criado na década de 40, pelo holandês Ben Pon e começou a ser produzido na Alemanha, em 1950. O nome Kombi vem da palavra alemã ‘Kombinationsfahrzeug’, que significa ‘veículo combinado’. Em outros países também é conhecida como Samba Bus, Bulli, Papuga, Camper e Barndoor.

Redação: Fátima Pires