Hoje é o Dia do Desafio

Evento de mobilização contra o sedentarismo traz o tema ´Você se mexe e o mundo mexe junto". Para participar basta realizar 15 minutos de qualquer tipo de atividade física e registrar a ação

30/05/2012
4096 Acessos
Imprimir
Hoje é o Dia do Desafio
O Dia do Desafio acontece nesta quarta-feira (30), com a proposta de incentivar a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, para melhor qualidade de vida.

Com o envolvimento de diversos países, trata-se do maior evento de mobilização contra o sedentarismo realizado em um único dia, que traz o tema ‘Você se mexe e o mundo mexe junto’.

Pessoas de todas as idades podem participar do Dia do Desafio. Basta realizar 15 minutos de qualquer tipo de exercício físico, como jogar bola, caminhar, pedalar, nadar, correr, dançar, entre outros.

Difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade sediada na Alemanha, no Brasil e em todo Continente Americano, o Dia do Desafio é coordenado pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC/SP).

De acordo com o diretor regional do SESC/SP, Danilo Santos de Miranda, a competição tem por objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância da atividade física no rol das prioridades do dia a dia: “Individualismo, ritmo estressante e sedentarismo são alguns dos males que atingem a vida moderna”, diz.

A coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, Maria Luiza Souza Dias, destaca que ao desenvolver hábitos saudáveis, as pessoas criam uma sociedade saudável: “O evento é uma grande oportunidade de inserir conceitos de cidadania e resaltar os benefícios de uma vida ativa”.

Em 2011, somente no Continente Americano, o evento contou com a participação de aproximadamente 64 milhões de pessoas, de 4.023 cidades e 22 países.

Desafio entre cidades
No Dia do Desafio, cidades brasileiras competem com municípios de outros países. Os locais são divididos em categorias, de acordo com a população e ganha quem tiver o maior número de adesão dos habitantes.

A realização é de responsabilidade das prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Esportes, Educação e Saúde, com o apoio de toda comunidade. Saiba aqui com qual município sua cidade vai competir.

História
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983. Durante o rigoroso inverno do país, o prefeito de uma cidade sugeriu uma ação com a colaboração de todos, através de uma caminhada de 15 minutos no mesmo horário.

No ano seguinte, o município vizinho também participou da prática, na mesma data e hora. Na sequência, outras cidades e outros países aderiram à ideia e o evento passou a ser realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

No Brasil, o Dia do Desafio aconteceu pela primeira vez em 1995 e envolve o poder público, instituições da sociedade civil, empresas, clubes, voluntários e comunidade em geral.

Registro da atividade
O registro da atividade física realizada deve ser feito a partir da zero hora até as 21 horas, pelo telefone 0800-643-6690 ou pelo site www.sescpr.com.br. O participante pode fazer o registro individualmente ou de um grupo de pessoas. Mais informações no site do SESC/SP.

Redação: Fátima Pires

Tags: Maior Esporte