USP lidera Ranking Universitário Folha

Com metodologia inédita, foram classificadas 232 instituições de ensino superior brasileiras

04/09/2012
3155 Acessos
Imprimir
USP lidera Ranking Universitário Folha
A Folha de São Paulo criou o Ranking Universitário Folha (RUF), uma listagem das universidades brasileiras de acordo com a sua qualidade. As dez melhores do país são instituições públicas.

Em primeiro lugar geral aparece a Universidade de São Paulo (USP), somando 98,78 pontos. Na segunda colocação está a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a pontuação de 91,76. Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ocupa a terceira posição, com 91 pontos.

Com metodologia inédita, adaptada ao contexto brasileiro, a Folha se baseou em renomados rankings internacionais, entre eles, o global The Times Higher Education, o Quacquarelli Symond (QS) e o ranking de Xangai (ARWU).

Ao todo foram classificadas no país 232 instituições de ensino no ranking por áreas específicas, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades. O RUF utilizou os critérios: pesquisa acadêmica, qualidade de ensino, avaliação do mercado e inovação.

Lugar Universidade UF Pontuação
Total
Univ. de São Paulo (USP) SP 98,78
Univ. Fed. de Minas Gerais (UFMG) MG 91,76
Univ. Fed. do Rio de Janeiro (UFRJ) RJ 91
Univ. Fed. do Rio Grande do Sul (UFRGS) RS 88,73
Univ. Est. de Campinas (Unicamp) SP 86,28
Univ. Est. Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) SP 83,97
Univ. Fed. do Paraná (UFPR) PR 79,88
Univ. de Brasília (UnB) DF 78,34
Univ. Fed. de Santa Catarina (UFSC) SC 77,95
10º Univ. Fed. de Pernambuco (UFPE) PE 77,13
A pesquisa
Para o levantamento, a Datafolha consultou 597 pesquisadores com grande produção científica no Brasil, 1.212 responsáveis pelo setor de Recursos Humanos de empresas, escolas e outras. As instituições que tiveram pelo menos três menções nas entrevistas foram consideradas na classificação.

O ranking geral conta apenas com 191 universidades, distribuídas em 188 posições, porque houve alguns empates. Foram consideradas apenas as universidades, que são instituições mais completas, com ensino e pesquisa em diversos campos do conhecimento. A lista completa pode ser visualizada clicando aqui.

Ensino superior brasileiro
De acordo com dados do MEC, o ensino superior no Brasil é composto por 2.377 instituições de ensino superior, sendo 85% faculdades, 8% universidades, 5,3% centros tecnológicos e 1,6% institutos tecnológicos. Do total das instituições, 2.100 são privadas.

Redação: Fátima Pires