Mais rápido percurso de bicicleta de Uiramutã ao Chuí

Marcelo Florentino Soares, mais conhecido como Mixirica, entra novamente para o RankBrasil

14/05/2021
16317 Acessos
Imprimir
Mais rápido percurso de bicicleta de Uiramutã ao Chuí
Marcelo Florentino Soares, mais conhecido como Mixirica, bate recorde ao atravessar o Brasil do extremo norte ao extremo sul / Foto: Arquivo recordista
O ultraciclista Marcelo Florentino Soares, mais conhecido como Mixirica, da cidade de São Paulo (SP), entra novamente para o RankBrasil pelo Mais rápido percurso de bicicleta de Uiramutã ao Chuí. Ele obteve o título pela primeira vez em 2015, perdeu em 2020 e agora reconquistou o recorde com a marca de 45 dias.

Desta vez Mixirica iniciou a trajetória em 3 de janeiro de 2021 e concluiu em 17 de fevereiro do mesmo ano, percorrendo aproximadamente 10.200 quilômetros. Ele passou por 19 estados e por cerca de 500 municípios, pedalando mais de 15 horas por dia.

O percurso teve início na cidade de Uiramutã, em Roraima, no extremo norte do país. Depois foi até o Amazonas e passou pelo Pará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Maranhão. Na sequência seguiu para o Ceará, Piauí, Bahia, Paraíba e Sergipe.
O paulistano continuou o desafio passando pelo Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Mixirica ainda percorreu os estados do Paraná e Santa Catarina, até chegar ao Chuí, no Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil.

De acordo com o recordista, as principais dificuldades da trajetória foram o trânsito e o tempo chuvoso. “Muitas cidades ficaram mais modernas e muitos trechos melhoraram, principalmente a Transamazônica”, compara Mixirica com a primeira vez que fez o percurso.

Pelo caminho, encontrou muitos fãs, o que o deixou feliz, mas ele continuou com o propósito de não ter ajuda externa, sendo autossuficiente até mesmo na manutenção de sua bicicleta. Conforme o recordista, os últimos quilômetros foram os mais sofridos, por conta da chuva, do sol e de muito vento.

O ultraciclista destaca que se deparar com diferentes realidades culturais, econômicas e de paisagens em um mesmo país traz muita experiência e conhecimento. “Sinto-me no céu por mais uma vez ter terminado uma jornada tão preciosa para a vida inteira”, destaca.

Mixirica afirma que a conquista do recorde junto ao RankBrasil significa ser um verdadeiro brasileiro, que ama essa terra tão linda e com pessoas abençoadas. “Todos devem conhecer melhor o Brasil, pois existe mais o bem do que o mal”, finaliza.

Na oportunidade, o paulistano agradece e oferece esse recorde a todos aqueles que acreditaram nele, entre sua família, amigos e fãs. “Agradeço em especial a Débora Cataneo, minha companheira que trabalhou muito para que isso fosse possível”, diz.

Mixirica ainda presta agradecimento aos seus patrocinadores e apoiadores: Specialized, Atmo Digital, Velo48, Atento Express, Hibike, Barba Bikes, Red Star Lub, Debi Artes Esportes, Elite Top Team, Liana Fattori Ortho, Craneum Radiologia, Crof Fisioterapia, Ciclocostura, King Of Roads, Kitagawa Sushi, Pedal do Ro Biker, TLP e a Jordans Cereais.

Recorde Superado:

RecordistaCidade/ Estado Dias para a travessia Ano
Marcelo Florentino SoaresSão Paulo/ SP452021
Luís Fernando Marana ZogaibValinhos / SP502020
Marcelo Florentino SoaresSão Paulo / SP 57 2015