Primeiro escritor brasileiro a fazer uma peça infantil em aldravias

Recorde pertence ao cirurgião dentista aposentado de Ribeirão Preto (SP), José Carlos Panazzolo

23/05/2022
Imprimir
Primeiro escritor brasileiro a fazer uma peça infantil em aldravias
Obra recordista foi registrada na Biblioteca Nacional em 12 de junho de 2022. O objetivo da peça é colocar as crianças em contato com a natureza, no caso o mar e seus habitantes / Foto: Arquivo record
O cirurgião dentista aposentado de Ribeirão Preto (SP), José Carlos Panazzolo entra novamente para o RankBrasil, desta vez por ser o Primeiro escritor brasileiro a fazer uma peça infantil em aldravias, recorde oficializado em 2023. A obra ‘Aldravias entre ato infantil’ foi registrada na Biblioteca Nacional em 12 de junho de 2022.

De acordo com o recordista, o objetivo da peça é colocar as crianças em contato com a natureza, no caso o mar e seus habitantes. “Já tinha escrito uma peça em aldravias para adultos, então surgiu a ideia de criar também uma infantil”, conta.

O escritor comenta que não teve dificuldades em elaborar a obra. “Foi só embarcar no conhecimento e usar a imaginação”, afirma. Panazzolo demorou quatro meses para concluir o trabalho, de setembro de 2020 a janeiro de 2021. “Devido à pandemia da Covid-19 não se saia de casa e então tive mais tempo”.

Conforme o paulista, conquistar mais um recorde brasileiro é motivo de alegria e emoção. “Isso me deixa muito embevecido: ser certificado por uma entidade tão idônea como é o caso do RankBrasil”, destaca.

Além de escritor e cirurgião dentista aposentado, Panazzolo tem formação como professor secundário e registro de jornalista profissional, sendo o co-fundador do jornal da Associação Odontológica de Ribeirão Preto (Jornal AORP). Ele ainda é membro titular da Academia de Letras e Arte de Ribeirão Preto (ALARP), membro vitalício da Sociedade Mineira dos Poetas Vivos e Afins, e membro titular da Academia Brasileira de Trova.
O recordista possui trabalhos em prosa, poesia, trovas e acrósticos. Já publicou os livros ‘Quadrantes&Trovas&Trolhas’, ‘Em Cantos–Em Contos’, ‘A, Be, Ce, Dentes Narrativas também Engraçadas’, ‘A, Be, Ce, Dentes Novos textos Elencados’, ‘A, Be, Ce, Dentes’ (neste a trilogia é encerrada) e ‘Aldravipeias humorísticas’. Ainda é um dos autores de ‘O livro II das Aldravias’ e participou da obra ‘Primeira Antologia da Ordem dos Velhos Jornalistas’, da coletânea ‘Nossa Poesia’ e outras.

Aldravia e outros recordes
A aldravia surgiu no ano de 2010, em Mariana (MG) e se trata de uma composição poética de seis palavras com sentido completo. Um dos pioneiros na área, Panazzolo também está no RankBrasil pelos recordes de Primeiro escritor de aldravias humorísticas e Primeira peça teatral em aldravias.