Maior Osterbaum

Com mais de 140 mil ovos coloridos, recorde pertence ao município de Blumenau (SC). Equipe do RankBrasil foi responsável pela contagem

05/05/2022
510 Acessos
Imprimir
Maior Osterbaum
Com 140.478 ovos de plástico coloridos, Maior Osterbaum do Brasil é da cidade de Blumenau (SC) / Foto: Arquivo Recordista
A prefeitura da cidade de Blumenau (SC) bate recorde junto ao RankBrasil em 2022 pela Maior Osterbaum. Montada no parque Ramiro Ruediger, próximo ao Parque Vila Germânica, a árvore de Páscoa mediu 13 metros e foi enfeitada com 140.478 ovos de plástico coloridos.

De acordo com o diretor do Parque Vila Germânica, Guilherme Guenther, aproximadamente 20 pessoas estiveram envolvidas na montagem dos enfeites e a maior dificuldade para os trabalhos foi a questão climática, com dias chuvosos.

O diretor destaca que a Osterbaum é uma tradição praticada pelos antepassados que fundaram o município de Blumenau. “É um resgate da cultura germânica por uma cidade que possui traços desses povos até hoje”, conta. Segundo ele, no hemisfério norte a Páscoa coincide com a chegada da primavera, por isso a origem de colorir e enfeitar os galhos das árvores, comemorando o fim do período de frio.

Segundo ele, na época da Quaresma, que é o período que vai desde a quarta-feira de Cinzas até a Páscoa, é comum ver casas com jardins onde um galho seco é enfeitado com ovos e flores coloridas, iniciando a temporada de Osterbaum. “Isso ocorre, principalmente, em cidades onde os traços germânicos são heranças adquiridas com os imigrantes alemães, como é o caso de Blumenau”.

Guilherme ainda comenta que com esse recorde junto ao RankBrsil de maior número de casquinhas artificiais será possível atrair turistas de outros lugares, impulsionando a Páscoa de Blumenau como um grande evento. “Juntamente com a cidade de Pomerode (SC), estamos nos consolidando como o principal destino temático de Páscoa do Brasil”, afirma.

A contagem dos ovos
Para o registro oficial do recorde foi necessário contar todos os 140.478 ovos artificiais. Uma equipe de quatro pessoas do RankBrasil participaram. Conforme Elisangela Arruda, a equipe trabalhou durante cinco dias para conseguir finalizar os números, uma vez que o tempo estava muito chuvoso. “Apesar do clima não ter colaborado foi uma satisfação concluir a contagem e oficializar este recorde que mostra uma linda tradição”, finaliza.