Maior presépio permanente

Com área total de 78,54m² circular, recorde é da cidade de Triunfo - PB. Além de uma obra de arte, a praça do presépio retrata a identidade do povo triunfense

20/12/2006
19331 Acessos
Imprimir
Maior presépio permanente
Foto: Arquivo Prefeitura de Triunfo
O município de Triunfo – PB, que entra para o RankBrasil em 2006, possui o Maior presépio permanente do país, fazendo com que a fé e a crença das pessoas na época natalina fique na cidade o ano todo.

Construído em ferro, cimento e um minucioso acabamento em pintura artística, as peças foram cuidadosamente confeccionadas em tamanhos naturais e ocupam uma área total de 78,54m² circular. Além de uma obra de arte, a praça do presépio retrata a identidade do povo triunfense.

Com uma população aproximada de dez mil habitantes, sendo em torno de 60% residente na zona rural, o município recordista se localiza no alto sertão, a 550 km da capital do Estado da Paraíba, no nordeste brasileiro.

De acordo com a história, apesar da emancipação política do município só ter acontecido em 1960, sua memória remonta ao final do século 19, quando se registrou um evento importante, de cunho religioso e que marcaria o início da urbanização bem como a construção de sua tradição cultural.

Foi por volta de 1864 que o Menino Deus se tornou padroeiro de Triunfo. Após uma epidemia de cólera ocorrida no nordeste, um beato conhecido como Caboclo Manoel Bernardo fez uma promessa diante do eminente perigo.

Ele disse que caso o mal não atingisse a região, construiria uma capela, contando com esmolas da redondeza e também celebraria uma novena (nove noites) para homenagear o Menino Deus pela graça, que foi alcançada naquele mesmo ano.

Assim, no início do século 20, Roma, em reconhecimento ao santo padroeiro, enviou à capela uma pequenina imagem do Menino Deus, toda vestida em rosa. A partir de então, tornou-se tradição em Triunfo o pagamento de promessas por graças alcançadas com a utilização do rosa, de forma que durante o mês de dezembro, quase toda a cidade se veste com esta cor.

Acompanhando a fé do povo triunfense que é renovada a cada ano, o poder público local, sensibilizado, ofereceu à população um monumento à altura de sua história e tradição: o Presépio do Menino Deus. A obra de arquitetura arrojada e futurista traz ao município centenas de pessoas para admirá-la.



Medidas
> Uma manjedoura com 80cm de comprimento por 53cm de largura, onde se encontra a imagem do Menino Jesus com 52cm de comprimento. A manjedoura se encontra apoiada sobre 16 pedras regulares de 30 a 40cm e 20 pedras irregulares de 12 a 15cm do tipo quartzo rosa.

> Dois anjos idênticos, medindo cada um, do piso até em cima da cabeça 1,53m, e do piso até a extremidade das asas 1,81m, cada asa mede 92,5cm de comprimento.

> Três Reis Magos, um ajoelhado medindo 1,39m, outros dois em pé com 1,87m de altura cada um, a imagem de Maria ajoelhada, com 1,36m e de José em pé com 1,94m de altura.

> Uma imagem de camponês curvo para frente, medindo do solo até a grimpa da cabeça 1,79m de altura, um carneiro em pé com 1,13m de comprimento e 65cm de altura, do solo ao dorso, e um carneiro em pé com 1,07m de comprimento e 64cm de altura, do solo ao dorso.

> Um galo com altura de 55cm do piso à crista, um jegue (Jumento) em pé com 1,57m de comprimento e 98cm do solo ao dorso, e uma vaca deitada com 2,15m de comprimento e 65cm de altura, do solo ao dorso.

> Um camelo deitado medindo 2,45m de comprimento por 1,08m de altura, também do solo ao dorso, e outro em pé, medindo 2,54m de comprimento e 1,89m de altura.


Redação: Cristina Cadari
Revisão: Fátima Pires