O Maior papagaio do Brasil é conhecido como ‘moleiro’, que possui em média 40 centímetros de comprimento e pode pesar até 700 gramas.Conhecido também como curica, jeru, juru, juru-açu e ajuruaçu, o papagaio-moleiro possui plumagem verde, coberta por um pó branco muito fino.
A cabeça da ave recordista geralmente é colorida, apresentando o amarelo, azul e vermelho. O animal também possui cauda longa, com extremidade verde-clara. Sua alimentação se baseia em frutas, sementes, nozes e flores.O papagaio-moleiro vive em mata alta e extensa. Seu comportamento é semelhante ao de outros papagaios, com a diferença de que prefere florestas mais densas.
No Brasil é encontrado na Amazônia, da Bahia ao leste de Minas Gerais e São Paulo, no norte do Mato Grosso e leste do Pará, e no Maranhão. Também pode ser observado do México à Bolívia.
Relações monogâmicas
Na maturidade sexual, com quatro ou cinco anos, esses animais costumam ter relações monogâmicas, formando casais para o resto da vida.
Reprodução
O processo de reprodução acontece na primavera, resultando em três a quatro ovos brancos, que são depositados em um ninho dentro de uma cavidade em alguma árvore.A fêmea incuba os ovos por 26 dias e nesse período, o macho se encarrega da alimentação. Os filhotes deixam o ninho após 60 dias do nascimento.
População
Em relação à preservação da espécie, a população do papagaio-moleiro tem diminuído devido ao desmatamento de seu habitat natural e ao tráfico ilegal de aves.Outro problema é que em algumas regiões esses animais são caçados como alimento e em outras, exterminados como uma peste, por consumirem produtos humanos, especialmente o milho.
A espécie
Com o nome científico Amazona farinosa, o papagaio-moleiro é uma ave da ordem Psittaciforme e da família Psittacidae, caracterizado pelo bico encurvado e por possuir o cérebro mais desenvolvido. É capaz de imitar todos os tipos de som, inclusive palavras.
Curiosidades
O papagaio-moleiro é um animal social, que pode ser encontrado aos pares ou em grandes grupos, e também interagem com outros psitacídeos, como as araras.
Fontes: Vale das Aves, Natureza Activa e Wikipédia
Redação: Fátima Pires