Maior papagaio do Brasil

Recorde é do ‘moleiro’, que possui em média 40 centímetros de comprimento e pode pesar até 700 gramas

19/04/2012
8761 Acessos
Imprimir
Maior papagaio do Brasil
Foto: Acervo RankBrasil
O Maior papagaio do Brasil é conhecido como ‘moleiro’, que possui em média 40 centímetros de comprimento e pode pesar até 700 gramas.

Conhecido também como curica, jeru, juru, juru-açu e ajuruaçu, o papagaio-moleiro possui plumagem verde, coberta por um pó branco muito fino.

A cabeça da ave recordista geralmente é colorida, apresentando o amarelo, azul e vermelho. O animal também possui cauda longa, com extremidade verde-clara. Sua alimentação se baseia em frutas, sementes, nozes e flores.

O papagaio-moleiro vive em mata alta e extensa. Seu comportamento é semelhante ao de outros papagaios, com a diferença de que prefere florestas mais densas.

No Brasil é encontrado na Amazônia, da Bahia ao leste de Minas Gerais e São Paulo, no norte do Mato Grosso e leste do Pará, e no Maranhão. Também pode ser observado do México à Bolívia.

Relações monogâmicas
Na maturidade sexual, com quatro ou cinco anos, esses animais costumam ter relações monogâmicas, formando casais para o resto da vida.

Reprodução
O processo de reprodução acontece na primavera, resultando em três a quatro ovos brancos, que são depositados em um ninho dentro de uma cavidade em alguma árvore.

A fêmea incuba os ovos por 26 dias e nesse período, o macho se encarrega da alimentação. Os filhotes deixam o ninho após 60 dias do nascimento.

População
Em relação à preservação da espécie, a população do papagaio-moleiro tem diminuído devido ao desmatamento de seu habitat natural e ao tráfico ilegal de aves.

Outro problema é que em algumas regiões esses animais são caçados como alimento e em outras, exterminados como uma peste, por consumirem produtos humanos, especialmente o milho.

A espécie
Com o nome científico Amazona farinosa, o papagaio-moleiro é uma ave da ordem Psittaciforme e da família Psittacidae, caracterizado pelo bico encurvado e por possuir o cérebro mais desenvolvido. É capaz de imitar todos os tipos de som, inclusive palavras.

Curiosidades
O papagaio-moleiro é um animal social, que pode ser encontrado aos pares ou em grandes grupos, e também interagem com outros psitacídeos, como as araras.


Fontes: Vale das Aves, Natureza Activa e Wikipédia
Redação: Fátima Pires