Primeiro jornal do Brasil, Gazeta do Rio de Janeiro foi lançada há 204 anos

Fundado em 10 de setembro de 1808, informativo circulava duas vezes por semana e todo material passava por censura prévia

10/09/2012
6573 Acessos
Imprimir
Primeiro jornal do Brasil, Gazeta do Rio de Janeiro foi lançada há 204 anos
A Gazeta do Rio de Janeiro, que foi o primeiro jornal impresso no Brasil, completaria nesta segunda-feira 204 anos. O informativo foi fundado em 10 de setembro de 1808 e circulava duas vezes por semana na capital carioca.

Feito pela Imprensa Régia, órgão que atualmente publica o Diário Oficial da União, o jornal divulgava basicamente comunicados oficiais e publicações sobre decisões reais. Todo material passava por censura prévia.

Até 1812, o informativo era dirigido pelo frei Tibúrcio José da Rocha, substituído depois pelo coronel Manuel Ferreira de Araújo Guimarães e por Francisco Ferreira Goulart. A Gazeta também apresentava – mesmo que de forma superficial e de acordo com os interesses portugueses – notícias sobre a política internacional, obras e textos científicos.

Troca de nome e fim da publicação
No ano de 1821, o jornal passou a se chamar apenas Gazeta do Rio e com a Independência do Brasil, em 1822, a publicação foi extinta e substituída pelo jornal Diário Fluminense, criado pelo Imperador D. Pedro I.

Correio Braziliense
Antes de o governo português publicar a Gazeta do Rio de Janeiro, Hipólito José da Costa lançou no Brasil, em 1° de julho de 1808, o jornal Correio Braziliense, que foi impresso em Londres, na Inglaterra e trazido clandestinamente para o país.

Dia Nacional da Imprensa
Apesar de o Correio Braziliense ser anterior à Gazeta do Rio de Janeiro, o Dia Nacional da Imprensa foi comemorado até 1999 em 10 de setembro. No ano 2000, a comemoração passou a ser feita em 1° de julho, por uma lei criada pelo deputado Nelson Marchezan e sancionada pelo governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Redação: Fátima Pires