Primeiro jornal impresso no Brasil

Recorde é da Gazeta do Rio de Janeiro, que foi fundada em 10 de setembro de 1808

29/01/2012
6978 Acessos
Imprimir
Primeiro jornal impresso no Brasil
Fundada em 10 de setembro de 1808, na capital carioca, a Gazeta do Rio de Janeiro entra para o RankBrasil pelo recorde de Primeiro jornal impresso no país.

O informativo circulava duas vezes por semana e era feito pela Imprensa Régia, órgão que atualmente publica o Diário Oficial da União. Divulgava basicamente comunicados oficiais e publicações sobre decisões reais.

Também havia espaço para notícias sobre a política internacional, mas por seu caráter oficial, a Gazeta era considerada um veículo parcial e comprometido. O jornal ainda noticiava, mesmo que de maneira superficial, obras e textos científicos.

Antes da chegada da família real no Brasil, toda atividade de imprensa era proibida no país e mesmo sendo um órgão oficial do governo português, a Gazeta do Rio de Janeiro era editada sob censura prévia.

A publicação era dirigida até 1812 pelo frei Tibúrcio José da Rocha, substituído então pelo coronel Manuel Ferreira de Araújo Guimarães e por Francisco Ferreira Goulart.

Em 1821 o jornal passou a se chamar apenas Gazeta do Rio e em 1822, com a independência do Brasil, a publicação foi extinta e substituída pelo Diário Fluminense, criado pelo imperador Dom Pedro I.

Correio Braziliense
Antes da circulação da Gazeta do Rio de Janeiro, Hipólito José da Costa lançou o jornal Correio Braziliense em 1° de julho de 1808, que foi impresso em Londres e trazido clandestinamente para o Brasil.


Fontes: Jornal do Brasil e Divulgação Científica Brasiliana
Redação: Fátima Pires