Dia do Livro homenageia a fundação da Biblioteca Nacional

Data é comemorada em 29 de outubro. Na oportunidade, o RankBrasil destaca a importância do livro no desenvolvimento da capacidade crítica e criativa das pessoas

29/10/2012
4658 Acessos
Imprimir
Dia do Livro homenageia a fundação da Biblioteca Nacional
O Dia Nacional do Livro, comemorado nesta segunda-feira, 29 de outubro, faz referência à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil.

Instituída em dezembro de 1966, pela lei número 5.191, a data traz a importância dos livros como meio de comunicação no processo do desenvolvimento da capacidade crítica e criativa do indivíduo.

A Biblioteca Nacional, que atualmente é a maior biblioteca do país, começou com um acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, entre outras, trazidas de Portugal com a vinda da família real para o Rio de Janeiro em 1808.

De acordo com a Unesco, a biblioteca recordista também é considerada uma das maiores do mundo. Localizada na cidade do Rio de Janeiro, conta hoje com cerca de nove milhões de itens, das mais diversas categorias, entre livros, coleções e revistas, além de acervo digital.

Primeiro livro publicado no país
‘Marília de Dirceu’, de Tomás Antônio Gonzaga, foi o primeiro livro publicado no país. A impressão aconteceu em 1812, nas oficinas da Imprensa Régia, passando pela censura do imperador. O Brasil teve um crescimento editorial somente após 1925, com a fundação da Companhia Editora Nacional, por Monteiro Lobato.

Redação: Fátima Pires