Maior buchada do Brasil

Com uma iguaria pesando 135,25 quilos, recorde pertence ao Mercado São Sebastião de Fortaleza

09/11/2019
730 Acessos
Imprimir
Maior buchada do Brasil
O representante do RankBrasil, Luciano Cadari entrega o troféu de recordista para os organizadores do evento / Foto: RankBrasil
A Associação do Mercado São Sebastião de Fortaleza - CE (AMESS) entra para o RankBrasil em 2019 pelo recorde de Maior buchada do país. A iguaria pesou 135,25 kg e alcançou 85 cm de altura na panela especial onde foi feita, que tem 72 cm de diâmetro.
O desafio aconteceu em 9 de novembro, durante o Festival Gastronômico da Buchada, que também teve a realização da Prefeitura Municipal e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O representante do RankBrasil, Luciano Cadari esteve presente. Ele conferiu peso e medidas e oficializou a marca com entrega do troféu de recordista.

De acordo com Cadari foi um evento grandioso que mobilizou a cidade. “O recorde divulgou o espaço, fazendo com que a população conheça o mercado, que é antigo no município”, comenta. Ele diz ainda que tudo foi muito bem organizado. “A preparação da buchada teve o acompanhamento de nutricionista e a participação de vários cozinheiros, resultando em uma iguaria de qualidade”, afirma.

O administrador do mercado e idealizador do desafio, Raimundo Bezerra Firmo comenta que o festival ultrapassou as expectativas em relação a público e organização. “Foram distribuídas 1.800 porções de buchada. Foi o primeiro evento de grande porte realizado pelo mercado e foi muito bem aceito pelo público e patrocinadores”, conta.

Com 135,25 quilos, recorde de Maior buchada do Brasil pertence ao Mercado São Sebastião de Fortaleza (CE) / Foto: RankBrasil


A iguaria gigante levou 10 kg de arroz cru, 180 kg de buchos e tripas, 20 kg de cebola, 10 kg de pimentão, 10 kg de tomate, 3 kg de alho, 150 g de pimenta do reino, 1,5 kg de sal, 1,5 kg de colorífico, 100 g de cominho e 30 unidades de cheiro verde (coentro e cebolinha).
Segundo o administrador, a maior dificuldade foi fazer o fechamento em costura dos pequenos buchinhos. A iguaria foi preparada na cozinha didática da Faculdade Maurício de Nassau e envolveu a participação direta de 10 chefes de cozinha.
Raimundo diz que o título junto ao RankBrasil significa muito. “É um marco para a história do mercado, por conseguir realizar um evento nesta proporção e junto com isso trazer para o estado do Ceará um recorde registrado de um dos pratos mais populares entre os cearenses e o mais procurado no dia a dia dos nossos chefes de cozinha”, destaca.

Festival Gastronômico da Buchada
O festival realizado no Mercado São Sebastião aconteceu de 8 a 9 de novembro. Segundo os organizadores, passaram pelo evento cerca de 8 a 10 mil pessoas nos dois dias. A festa contou com atrações gastronômicas como 10 tipos diferentes de buchada, além da tradicional, e atrações musicais.