Maior estúdio Newsroom fora da cabeça de rede

Estúdio com tecnologia de ponta leva aos telespectadores o melhor da TV brasileira

04/04/2008
14194 Acessos
Imprimir
Maior estúdio Newsroom fora da cabeça de rede
Foto: Acervo TV Cidade
O RankBrasil homologou a TV Cidade, emissora da Rede Record de televisão de Fortaleza - CE, pelo recorde de Maior estúdio Newsroom fora da cabeça de rede do Brasil.

A TV Cidade, preocupada com a credibilidade, dinamismo, imparcialidade, profissionalismo e tecnologia de ponta, investiu em um estúdio de telejornal, utilizando como cenário a redação. Assim, tornou-se o único telejornal local do país com os mesmos padrões das grandes cabeças de rede do país.

O estúdio Newsroom estreou, como o Jornal da Cidade, no ano de 2006, com uma área total de 350,40m², sendo a área do primeiro pavimento de 314,40m² e mais dois mezaninos de 18m² cada.

O palco do estúdio é dividido em três setores: o tradicional, com a bancada e redação de fundo, uma sala para entrevistas e uma terceira parte, com telões para ilustrar os textos de apresentações.

O estúdio inovador foi projetado pensando na estrutura, nos equipamentos, design futurístico, ilhas de edição, qualidade de imagem e áudio, e modernização no setor jornalístico. A ideia é proporcionar uma redação integrada entre pauteiros, editores, produtores, apresentadores e repórteres.

A preocupação da TV Cidade em investir em tecnologia de ponta comprova o interesse da rede em oferecer ao telespectador o melhor. Objetivando a qualidade da TV digital, todos os recursos utilizados já estão adaptados ao novo sistema.



TV digital
A televisão digital é uma forma de modulação e compressão digital para o envio de vídeos, áudios e sinais de dados aos aparelhos que apresentem tecnologias compatíveis. Essa nova forma de transmissão e recepção traz maior quantidade de conteúdo em um mesmo canal, podendo atingir alta qualidade e definição de imagem.

O Brasil participou efetivamente do avanço da TV digital, com o empenho de emissoras e indústrias de equipamentos. Elas financiaram parte dos testes em laboratórios e pesquisas de campo, para comparar a eficiência técnica dos três padrões tecnológicos existentes: ATSC americano, DVB europeu e ISDB japonês.

O país optou pelo padrão TV digital japonês, o modelo ISDB, mas já chegou a criar um padrão próprio de transmissão. A TV digital foi apresentada aos brasileiros às 20h48 do dia 02 de dezembro de 2007, com um pronunciamento do Presidente da República.

Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires