Maior tapete da Santa Ceia em areia colorida

Medindo 14,7 m de comprimento por 9,3 m de largura, obra foi feita
em Manhuaçu (MG) pelo artista plástico Fabrício Souza Santos

27/07/2017
7566 Acessos
Imprimir
Maior tapete da Santa Ceia em areia colorida
Maior tapete da Santa Ceia em areia colorida do Brasil foi produzido pelo artista plástico Fabrício Souza Santos, com uma equipe de apoio / Foto: Pedro Henrique Gil Alcon Silva
O artista plástico Fabrício Souza Santos entra novamente para o RankBrasil, desta vez pelo Maior tapete da Santa Ceia em areia colorida, recorde oficializado em 2017. Medindo 14,7 m de comprimento por 9,3 m de largura, a obra foi feita no pátio da Paróquia do Bom Pastor, em Manhuaçu (MG), para a celebração do Corpus Christi.

Fabrício começou o desenho às 15h do dia 14 de junho, concluindo às 18h do mesmo dia. A partir das 18h30 ele deu início ao preenchimento dos espaços desenhados, finalizando às 2h30 da madrugada do feriado do dia 15, data do evento. O mineiro teve o apoio de 28 pessoas, entre equipe de mistura da areia para coloração, de preenchimento da areia e de fotografia e vídeo.

A ideia de fazer um tapete gigante da Santa Ceia veio através de um convite dos grupos de Ministros da Eucaristia das Comunidades Imaculada Conceição (Coqueiro) e Sagrado Coração de Jesus (Catuaí), da Paróquia do Bom Pastor, já que o recordista é conhecido na cidade como artista plástico especialista em arte sacra. “Fiquei responsável pelo projeto, escolha do desenho e coordenação dos trabalhos”, conta.

Entre as dificuldades para a produção, Fabrício destaca a dificuldade para desenhar o tapete de forma precisa, definir as tonalidades de cores e os locais para o preenchimento da areia, enfrentar as baixas temperaturas por causa do inverno, a insuficiente iluminação no período da madrugada e as dores musculares por causa das posições necessárias entre agachado, deitado, sentado e de joelhos.

Segundo o recordista, o empenho foi compensado ao ver a obra concluída, uma vez que a capacidade da arte em mobilizar sensações e de prolongar o instante possibilita aos criadores um momento único de êxtase. “Foi uma sensação mágica de ver um trabalho tão belo e grandioso e ao mesmo tempo uma frustração de saber que duraria somente um dia. Que a lembrança daquele momento seria eternizada em nossas vidas no ano do jubileu de prata da Paróquia do Bom Pastor”.

Para Fabrício, este recorde é mais um sonho realizado de reconhecimento de seu trabalho artístico no cenário nacional. “Desta vez podendo levar comigo a minha família e um grupo de amigos apoiadores do recorde, que colaboraram para colocar o nome da nossa querida cidade de Manhuaçu no RankBrasil”, destaca.
Medindo 14,7 m de comprimento por 9,3 m de largura, obra foi feita no pátio da Paróquia do Bom Pastor, em Manhuaçu (MG), para a celebração do Corpus Christi / Foto: Pedro Henrique Gil Alcon Silva

Quantidade e preparação da areia
Para produzir o tapete gigante da Santa Ceia foi necessário cerca de um caminhão de areia. Conforme o recordista, a equipe utilizou latas de 18 litros para medida da areia e de acordo com a cor almejada, gastava-se em média de uma a duas caixas de xadrez em pó para colorir.

Ele explica que primeiro a areia era coada em cima de um carrinho de mão e logo em seguida despejada no chão para a coloração. De acordo com o mineiro, após o evento, a areia foi recolhida pela equipe e devolvida para ser reaproveitada pela loja de material de construção que apoiou o projeto.

Outros trabalhos
Fabrício possui outro recorde junto ao RankBrasil, de Maior imagem santa em tela de tecido, com 10 m de altura por 4 m de largura. A obra pintada com a técnica mista de óleo e acrílica traz a Nossa Senhora do Rosário com face, manto, um terço e segurando uma criança.

O artista também participou da coordenação das pinturas em grafite do Estádio de Futebol Juscelino Kubitschek de Manhuaçu. “Estou preparando um projeto futuro de pintura gigantesca para este muro”, revela.

Atualmente é proprietário do Gotland Instituto Cultural de Educação e Artes de Manhuaçu e continua com trabalhos de pinturas sacras nas igrejas da região e na confecção de quadros a óleo sobre tela da via-sacra. Ainda é professor de oficinas de artes dos projetos sociais da Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana.

Confira a galeria:
Maior tapete da Santa Ceia em areia colorida

Algumas citações na mídia:
News Rondônia
MegaCurioso