Maior quantidade de caricatura Avatar

Recorde pertence ao artista plástico e caricaturista Fabrício Santos, da cidade de Manhuaçu (MG)

18/07/2019
2742 Acessos
Imprimir
Maior quantidade de caricatura Avatar
Fabrício Santos entra para o RankBrasil ao fazer 401 caricaturas Avatar / Fotos: Arquivo recordista
Fabrício Santos, que é artista plástico e caricaturista da cidade de Manhuaçu (MG), entra novamente para o RankBrasil, desta vez pelo recorde de Maior quantidade de caricatura Avatar, com um total de 401.

O desafio começou nos dias 9 e 10 de março de 2019, durante a convenção dos 40 anos da Coocafé, realizada na cidade de Guarapari (ES), que reuniu 401 funcionários da sede da empresa, em Lajinha (MG) e de suas filiais.

O recordista desenhou 10 caricaturas Avatar ao vivo em cada intervalo das palestras, totalizando 180 desenhos nos dois dias de evento. Após a convenção, ele finalizou os trabalhos tomando como referência as fotografias dos funcionários. Todas as 401 caricaturas foram entregues para a empresa em 24 de maio deste ano.

De acordo com Fabrício, cada desenho demorou em média três minutos para ser feito. “As caricaturas das mulheres foram mais difíceis por causa dos estilos e comprimentos de cabelos. Na maioria das vezes elevavam o tempo de término de três para cinco minutos”, lembra.

O artista comenta que as principais dificuldades em criar uma caricatura Avatar é captar as expressões dos olhos e as características marcantes dos rostos, e tentar desenhar fazendo um equilíbrio entre o rosto real e o rosto de desenho animado.

Segundo Fabrício, é uma felicidade entrar novamente para o RankBrasil. “Eu até fiz um poema para descrever como me sinto em ser mais uma vez recordista brasileiro”, destaca.

Caricatura Avatar
Fabrício diz que a caricatura Avatar é muito diferente da caricatura comum, a qual enfatiza e exagera as características das pessoas de forma humorística, ou acentua gestos, vícios e hábitos particulares.

Conforme ele, o conceito de Avatar é uma pessoa alvo no qual a empresa está focada em apresentar um produto ou um serviço. “É uma pessoa com sentimentos, necessidades, desejos e medos, com o qual o empreendedor está se relacionando a distância”, diz. O caricaturista explica que o Avatar deve apresentar um perfil ideal, claro, transparente, honesto, confiável, belo e com carismas.

Desta forma, Fabrício resolveu inovar, criando um desenho oposto à caricatura tradicional, acentuando os gestos e as feições de modo a realçar a beleza dos rostos, através de traços intermediários a lápis ou caneta. “A ideia é utilizar estas imagens em perfis de redes sociais ou marketing digital, daí o nome de caricatura Avatar”, explica.

Outros recordes
O artista plástico e caricaturista Fabrício Santos também é recordista junto ao RankBrasil pelos recordes de Maior imagem santa em tela de tecido, Primeiro brasileiro a pintar uma Via-Sacra Africana e Maior tapete da Santa Ceia em areia colorida.