Maior campeonato de pesca em canoa a remo

30º Festival Internacional de Pesca, realizado na cidade de Cáceres – MT, contou com a participação de 60 pessoas

23/04/2010
5962 Acessos
Imprimir
Maior campeonato de pesca em canoa a remo
O campeonato de pesca em canoa a remo, que aconteceu no Rio Paraguai, em 2010, teve por objetivo a pesca em barco de madeira sem motor, utilizando o sistema 'pesque e solte', com dois participantes por equipe, obrigatoriamente.

Os pescadores deveriam usar exclusivamente linha de mão e não foi permitida a utilização de iscas artificiais. Todas as embarcações partiram da largada, após um sinal sonoro, e seguiram um barco guia. Caso a embarcação ultrapassasse o barco guia durante o percurso, seria automaticamente desclassificado.

Para a realização da prova e organização do evento, todos os participantes foram devidamente uniformizados. A embarcação utilizada foi de responsabilidade das duplas e deveria estar em bom estado de conservação.

A validação da prova foi feita com muito critério pela equipe do RankBrasil e árbitros do evento. Somente algumas espécies eram validadas para a pontuação e deveriam ser devolvidas ao rio com vida, após serem medidas com réguas, aferidas pelo INMETRO, através dos fiscais mais próximos da embarcação.

O festival deu destaque à modalidade de 'Pesca em canoa a remo', ressaltando a sustentabilidade para o ecoturismo e a pesca artesanal, 'pesque e solte', sem o uso de motores, ou seja, sem poluição.

A equipe do RankBrasil parabeniza a cidade de Cáceres e todos os organizadores do festival pela grandiosa festa, pela preocupação com o lazer e a conscientização com a preservação da natureza.

O evento promoveu várias atrações culturais e esportivas, com os objetivos de:
> Estimular o potencial turístico do estado do Mato Grosso
> Incentivar a prática da pesca esportiva no Pantanal Norte
> Promover o lazer e a integração entre os amantes da pesca
> Promover educação ambiental
> Divulgar as possibilidades turísticas na região da Grande Cáceres
> Resgatar a história e cultura regional
> Promover o combate às ações predatórias contra a ictiofauna, por meio do conhecimento e prática das leis de pesca.

Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires