Maior festival estadual de pesca esportiva

Evento aconteceu no Mato Grosso e reuniu participantes de 32 diferentes municípios

18/09/2010
10038 Acessos
Imprimir
Maior festival estadual de pesca esportiva
A 7ª edição do Campeonato Estadual de Pesca do Mato Grosso, que entra para o RankBrasil, atraiu milhares de pessoas. O festival foi realizado em 32 diferentes municípios, durante seis meses: entre o início de abril e o final de setembro de 2010.

Organizado pela Secretaria de Estado e Desenvolvimento do Turismo (SEDTUR) e com o objetivo de articular e mobilizar a economia, cultura e turismo da região, o evento se tornou uma tradição no estado.

A grande vencedora do campeonato foi a equipe ‘Carajás’, da cidade de Cáceres, formada pelos pais Gilmar Reis e Elzi Valadares de Souza e o filho Anderson Valadares dos Reis. Eles faturaram o título pela quinta vez.

“O campeonato cumpriu a missão de promover o turismo e a integração regional, fazendo com que as pessoas viajassem pelo Mato Grosso e conhecessem as belezas naturais”, destaca Vanice Marques, secretária da SEDTUR. Ela também elogia o fato das três equipes primeiras colocadas serem formadas por famílias: “É uma atividade que estimula a convivência familiar”.

Com início em 18 de abril, em Barra do Bugres, o campeonato teve a final diferente das outras edições: ocorreu na região Norte, no rio Teles Pires e não na Oeste. A ‘cachorra’ foi a espécie mais fisgada na etapa de Carlinda. Foram seis horas de pesca e a quantidade de peixe superou as expectativas, com uma média de 14 peixes por equipe.

Durante a final do campeonato também aconteceu o 1º Festival de Pesca Regional, que reuniu 52 equipes. O evento foi organizado pelas cidades vizinhas Carlinda e Alta Floresta.

O prefeito de Carlinda, Orodovaldo Miranda, destaca a importância da realização do campeonato para atrair visitantes aos municípios. “Esta área recebe muitos visitantes de cidades da região nos finais de semana, mas hoje, com o evento, tem gente até de outros estados”, comenta. Ele reforça que é uma forma de divulgar e tornar Carlinda conhecida.

Carlinda fica entre as cidades Colíder e Alta Floresta, com pouco mais de 12 mil habitantes. Surgiu de um assentamento e tem hoje 62% da população na zona rural. A economia gira em torno de atividades de subsistência, inclusive da pesca.

A moradora de Colíder, Roseli Pereira, montou uma barraca de crepse e tapioca na praça de alimentação em Carlinda, durante o campeonato. Ela conta que mora em um sítio e há 19 anos trabalha em festas de rodeio, exposição e festivais de pesca.

Todas as equipes são unânimes em definir a paixão pela pesca como o motivo para tanto empenho. São vários dias fora de casa e milhares de quilômetros percorridos. Sandra Mara, o marido Aguinaldo de Souza e o companheiro de equipe Francisco Ferreira da Silva, conheceram Vila Bela da Santíssima Trindade, que fica a quase 1,5 mil quilômetros de Carlinda, cidade que residem.

A maioria dos competidores exerce atividades que permitem se deslocar nos finais de semana para outras cidades. São pequenos empresários, pecuaristas, mas também têm aqueles que dão um jeitinho. Carmelinda Leal, conhecida como Carmem, é gerente administrativa de uma loja. Para sair todas às sextas-feiras e sábados, ela usou a criatividade, divulgando o nome da loja que é o mesmo da sua equipe. “É como se fosse um patrocínio”, brinca a pescadora.

O diretor do RankBrasil – Livro dos Recordes, Luciano Cadari, de Curitiba – PR, acompanhou a etapa final do campeonato. Ele avalia o recorde do maior festival de pesca do Brasil.

Municípios participantes

MunicípioData.........MunicípioData
Barra do Bugres18/04Santa Rita Trivelato22/08
Cáceres02/05São José do Rio Claro29/08
Barão de Melgaço16/05Castanheira29/08
Indiavai16/05Itanhangá29/08
Nova Xavantina30/05Juina05/09
Tabaporã06/06Sapezal05/09
Vila Bela SS. Trindade20/06Paranaita05/09
Curvelândia27/06Porto Esperidião05/09
Pontes e Lacerda27/06Novo São Joaquim05/09
Porto Estrela18/07Nova Mutum12/09
Aripuanã25/07Santa Terezinha12/09
Nova Canaã do Norte08/08Porto dos Gaúchos12/09
Juruena15/08Sorriso19/09
Brasnorte22/08Acorizal19/09
Cocalinho22/08Juara19/09
Marcelândia22/08Carlinda26/09

Redação: Fátima Pires

Algumas citações na mídia:
Gazeta Digital