Maior campeonato de pesca esportiva infanto-juvenil

Com 1.854 participantes, organizadores do 36º FIPe superaram a própria marca junto ao RankBrasil

14/06/2017
4899 Acessos
Imprimir
Maior campeonato de pesca esportiva infanto-juvenil
O troféu de recordista foi entregue pelo diretor do RankBrasil, Luciano Cadari para os organizadores do Festival de Pesca: Eliane Liberato e para o Prefeito: Francis Maris Cruz / Foto: RankBrasil
O 36º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe), da cidade de Cáceres (MT), superou a própria marca junto ao RankBrasil em 2017, de Maior campeonato de pesca infanto-juvenil, reunindo ao todo 1.854 participantes entre 6 e 12 anos de idade.

A competição aconteceu em 10 de junho, na praia do Daveron, às margens do Rio Paraguai, com o sistema ‘pesque e solte’. O diretor do RankBrasil, Luciano Cadari esteve presente para contabilizar os números e fazer a entrega oficial do troféu de recordista brasileiro.

Segundo ele, o evento foi muito bem planejado e executado, e a organização contou com uma equipe maior comparada com os outros anos. “Devido ao tempo nublado, o alto índice de participação para a superação do recorde foi surpreendente, lembrando que a marca anterior era de 828 pessoas”.

Conforme André Couto, que é turismólogo da Secretaria de Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Turismo (SICMATUR) do município de Cáceres, a maioria dos participantes foram crianças da rede municipal de ensino, integrantes do projeto ‘Aprendendo a pescar, pescando’. “O campeonato também recebeu alunos da rede privada de ensino e da rede estadual”.

O turismólogo explica que as crianças representam o futuro, por isso a importância de trabalhar com elas a conscientização ambiental. “Através delas a certeza de edificar um mundo melhor pra todos nós é reflexo de nossas ações. Ajudar a construir uma sociedade mais justa e consciente é papel fundamental da organização do evento, bem como de toda a sociedade”, destaca.

Durante o festival, o RankBrasil também registrou o recorde de Maior campeonato de pesca esportiva da melhor idade, reunindo 288 integrantes com mais de 60 anos. “A adesão das pessoas nas provas aferidas pelo RankBrasil fortalece a imagem da cidade como destino turístico, sempre preocupada com o equilíbrio entre gerações futuras e meio ambiente”, completa André.

‘Aprendendo a pescar, pescando’
O projeto contemplou alunos de 6 a 12 anos, que participaram de oficina sobre preservação ambiental e pesca esportiva, recebendo uma mini apostila, além de isenção da taxa de inscrição do campeonato, ganhando sacochila, boné e camiseta.

Segundo André, o objetivo foi promover a conscientização e sensibilização dos alunos da rede municipal de ensino (ensino básico e fundamental) para a prática da pesca esportiva, com base na valorização da modalidade pesque e solte. “Este projeto só foi possível devido a uma grande colaboração dos servidores da SICMATUR, o apoio financeiro da Assembléia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) e Secretaria Municipal de Educação (SME)”, diz.
TCom 1.854 participantes, campeonato de pesca infanto-juvenil do FIPe superou a própria marca. Desafio aconteceu na praia do Daveron, às margens do Rio Paraguai, com o sistema ‘pesque e solte’ / Foto: RankBrasil

FIPe
A 36ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva aconteceu entre os dias 7 e 11 de junho, com a participação de equipes de várias partes do Brasil e também de outros países, e público aproximado de 150 mil pessoas. De acordo com André, além de preservar o meio ambiente com foco na diversidade das espécies de peixes da bacia Paraguai/Paraná, o evento gera vários postos de trabalho, fomentando a economia local.



Recordista Cidade / Estado Participantes Ano
FIPeCáceres / MT8282010
FIPeCáceres / MT 1.854 2017


Confira a galeria de imagens:
Maior campeonato de pesca esportiva infanto-juvenil