Maior quadro de nós náuticos

Com obra medindo 2,5 m de largura por 1,5 m de altura e 230 nós, Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul, de Brasília (DF) quebra recorde brasileiro

09/07/2019
13288 Acessos
Imprimir
Maior quadro de nós náuticos
Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul, de Brasília (DF), quebra recorde de Maior quadro de nós náuticos / Foto: Recordista
O Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul, de Brasília (DF), quebra recorde junto ao RankBrasil em 2019, de Maior quadro de nós náuticos. A obra, que é alusiva ao mapa do plano piloto da capital brasileira, possui 2,5 m de largura por 1,5 m de altura e conta com 230 nós.

De acordo com o diretor do clube, Bruno Diniz, como os nós são ensinados com frequência para os desbravadores, eles decidiram fazer algo que inspirasse ainda mais as crianças sobre esta arte.

“Os nós náuticos são úteis em embarcações e ainda mais úteis em terra firme, onde podem servir desde uma simples união de duas pontas de cordas, como de base para pioneirias (construção em madeira utilizando cordas para unir as estruturas), começando com a volta do fiel e terminando com o nó direito”, diz.

Bruno conta que a produção demorou aproximadamente cinco meses e o quadro foi feito por ele e pelos outros líderes do clube, Gilvan Neri – diretor associado que liderou o projeto, Tays Diniz –conselheira, Susana Cavalcante – secretária, Eduarda Calderón e Pollyana Cavalcante – apoio.
“A conquista deste recorde junto ao RankBrasil é uma forma de divulgar nossas habilidades e incentivar crianças e jovens a nunca desistirem de um sonho, além de trabalharmos a nossa fé em Deus que nos permite sonhar e cumprir qualquer tarefa. Nada é impossível para os perseverantes”, destaca Bruno.

A obra recordista está exposta na sede do Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul, em Brasília (DF) e pode ser visitada por qualquer pessoa. “Estamos de portas abertas para os visitantes”, diz o diretor.

Nós náuticos
Conforme Bruno, existem variados tipos de nós e amarrações. Para cada necessidade há um nó específico para o cumprimento da tarefa. Em se tratando de nós náuticos, a arte é utilizada desde os primórdios da navegação.

“Além de ser uma antiga arte náutica, grupamentos táticos militares e de salvamento do corpo de bombeiros, os velejadores, montanhistas, escoteiros e desbravadores conhecem e utilizam uma série variada de nós em suas atividades de campo, o que ajuda em nossa rotina diária”.

Clube de Desbravadores
Fundado em 14 de abril de 1972, os Desbravadores, também conhecidos como Clube de Desbravadores, é um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 15 anos.

“Estamos espalhados pelo mundo. Cada clube de desbravadores possui um nome específico alusivo a constelações, personalidades, flora ou fauna mundial”, conta Bruno. Segundo o diretor, um clube é dividido em unidades – amigo 10 anos, companheiro 11 anos, pesquisador 12 anos, pioneiro 13 anos, excursionista 14 anos, guia 15 anos – que formam a estrutura do clube de desbravadores.

Bruno diz ainda que o clube está aberto à comunidade e proporciona as mais impressionantes aventuras ao lado de Cristo e rodeado por toda sua criação. “Nossas unidades possuem nomes de constelações e em nosso grito de guerra sempre lembramos que somos cinco estrelas a brilhar neste imenso céu azul e nosso orgulho é sempre estar a vibrar no Cruzeiro do Sul”.


Recorde superado
Recordista Estado Medidas Número de nós Ano
Clube de Desbravadores Cruzeiro do Sul Brasília (DF) 2,5 m x 1,5 m 230 2019
Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos Natal (RN) 2 m x 1m 157 2014