Maior coleção de consoles e retro computadores gamers

Alex Mamed supera o próprio recorde brasileiro, tornando-se heptacampeão no RankBrasil

27/04/2019
18525 Acessos
Imprimir
Maior coleção de consoles e retro computadores gamers
Mamed quebra recorde junto ao RankBrasil de Maior coleção de consoles e retro computadores gamers, apresentando 560 itens / Foto: RankBrasil
O empresário de São José do Rio Preto, Alex Mamed quebra o próprio recorde junto ao RankBrasil em 2019 de Maior coleção de consoles e retro computadores gamers. Ele apresentou a coleção em 27 de abril, com 560 itens. Luciano Cadari, diretor do RankBrasil, fez a contagem dos consoles registrando a superação.

Mamed obteve a marca pela primeira vez em 2013, com 300 consoles e superou em 2017 ao mostrar 365 itens. Durante o evento deste ano, após provas documentadas, Cadari também entregou os troféus de superação referentes aos anos de 2014, 2015, 2016 e 2018. Com os títulos, o empresário se tornou heptacampeão brasileiro.

Conforme Cadari, o evento foi muito interessante e motivador, reunindo vários representantes de mídias e entusiastas de consoles e retro computadores gamers. “O recordista é muito organizado com os itens. “É possível notar que ele é realmente apaixonado pela coleção”, diz.

O empresário começou a colecionar no início dos anos 90. Ao fechar uma locadora de games ficou com seis consoles iguais, resolveu trocá-los por outros diferentes e então decidiu colecionar. O primeiro item foi um Atari 2600 que veio do Paraguai e só dava para jogar em preto e branco, devido ao sistema diferente do Brasil.

Para adquirir os consoles ele pesquisa e compra em sites de vendas, feiras de games, anúncios em jornais e revistas, e negocia com amigos colecionadores. Segundo Mamed, colecionar também é uma forma de fazer amizades. “É sempre muito bom conhecer pessoas que tem algo em comum com a gente. É uma troca de conhecimento incrível”, destaca.

O recordista explica que quando se coleciona qualquer tipo de item, é um trabalho de busca constante. “Os amigos são os mais importantes, pois nos ajudam encontrar, organizar e no conhecimento desses itens. Com o tempo estes amigos por muitas vezes também se tornam colecionadores. E com isso, criam-se criam grupos, reuniões, jogatinas e até grandes eventos sobre o tema”.

De acordo com ele, 95% de seus consoles estão em perfeito funcionamento, dos mais novos até os mais antigos. Os mais raros, entre outros, são o Adventure Vision, Robby Game (Atari Branco), Megaduck Super Computer, Videoart, Splice Vision e Aiwa CSD-GM1. Seu favorito é o famoso Master System.

Mamed destaca que se tornar heptacampeão no RankBrasil significa o reconhecimento de 27 anos de trabalho, pesquisa e amor pelo que faz. “São anos de dedicação e ajuda de grandes amigos, familiares e com a permissão de nosso amado Deus. Estas pessoas me dão força e incentivo todos os dias”, afirma.

“À equipe do RankBrasil fica minha gratidão, por sempre ter acreditado no que faço. Os sete anos consecutivos são consequência do empenho de todos que até aqui me acompanharam”, completa.

Museu do videogame
De acordo com Mamed, que é natural da capital paulista, a coleção deu mais sentido à sua vida. “Além de ser pra mim um hobby prazeroso é uma terapia: sinto que carrego a responsabilidade de manter viva a história dos videogames”.

O empresário tem a intenção de criar um museu dos videogames – um projeto antigo que há anos busca parcerias. Ele já tem alguns parceiros e diz que em breve vai apresentar novidades. “Será um lugar onde o passado, presente e futuro estarão em evidência. Que a história de mais de 40 anos dos videogames possa ser mostrada de uma forma mágica e nostálgica. Onde pais e filhos terão momentos únicos”, finaliza.




RecordistaCidade/EstadoConsoles únicosAno
Alex MamedSão José do Rio Preto (SP)5602019
Alex MamedSão José do Rio Preto (SP)4592018
Alex MamedSão José do Rio Preto (SP)3652017
Alex MamedSão José do Rio Preto (SP)3492016
Alex MamedSão José do Rio Preto (SP)3282015
Alex MamedSão José do Rio Preto (SP)3152014
Alex MamedSão José do Rio Preto (SP)3002013