Maior coleção de jornais e outras publicações periódicas

Nett Venâncio conquista recorde junto ao RankBrasil com 14.027 jornais completos, além de revistas e enciclopédias

19/12/2003
7162 Acessos
Imprimir
Maior coleção de jornais e outras publicações periódicas
Nett Venâncio possui 14.027 jornais completos, além de revistas e enciclopédias / Foto: Arquivo recordista
Nett Venâncio, de Angra dos Reis (RJ), entra para o RankBrasil, por possuir a Maior coleção de jornais e outras publicações periódicas.

Ele começou a guardar os jornais em 1991, mas seus pais não gostavam da ideia e jogavam tudo fora. A partir de 1994, Venâncio conseguiu convencer os pais a não jogarem o material fora. Devido ao aumento constante dos jornais, o recordista conta que sua casa sempre está em reformas.

Atualmente, ele possui uma enorme quantidade de jornais completos: ao todo são 14.027. O recordista também guarda revistas e enciclopédias, atingindo 1.631 edições. Ele utiliza um cômodo da casa para o material, mas em breve vai ter que retirar pois o espaço está ficando pequeno.

Para realizar a contagem geral dos jornais e revistas, ele levou cerca de 100 dias, e teve a ajuda de uma equipe de nove pessoas: Alex, Bruno (digitação), André, Antônio, Adriano, Weslei (separando e ditando), Junior e Franz (digitação final) e Renato (responsável pelas fotos). "Sem a ajuda deles estaria até agora contando", comenta.

Venâncio diz que 80% desses jornais e revistas foram comprados e 20% doados, pelos quais ele é eternamente grato. Futuramente o recordista pretende abrir a hemeroteca ao público, para que as pessoas possam fazer pesquisas. "Primeiramente é preciso montar um lugar adequado", esclarece. Enquanto isto, vai continuar guardando e aumentando o número já atingido.

Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires