Primeiro museu do Brasil a oferecer guia multimídia para surdos

Recorde é do Museu Histórico Nacional, que fica no Rio de Janeiro. Serviço entrou em funcionamento em janeiro de 2010

11/12/2012
3699 Acessos
Imprimir
Primeiro museu do Brasil a oferecer guia multimídia para surdos
Foto: Arquivo Museu Histórico Nacional
O Museu Histórico Nacional, que fica na cidade do Rio de Janeiro, entra para o RankBrasil por ter sido o primeiro do país a oferecer guia multimídia para surdos, com Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Disponível nos idiomas português, inglês e espanhol, o sistema inédito de áudio e vídeo entrou em funcionamento em janeiro de 2010, facilitando a visitação de pessoas com problemas auditivos.

Os aparelhos foram comprados com recursos do Ministério do Turismo. Trata-se de uma espécie de TV de mão, do tamanho de um celular. Na telinha, um intérprete passa as informações sobre o acervo do Museu Nacional, na linguagem dos sinais.

A duração do áudio guia na língua portuguesa é de 1 hora e 23 minutos. A versão em espanhol tem a duração de 1 hora e 11 minutos e a em inglês, 1 hora e 5 minutos. Um dos objetivos do sistema é incrementar o turismo do país a partir da valorização da diversidade cultural.

O roteiro procurou contemplar peças e histórias não necessariamente abordadas pelas legendas tradicionais à disposição do público em geral. A ideia foi oferecer um diferencial para aqueles que requisitam o guia multimídia do museu.

A aquisição dos equipamentos faz parte do Programa de Qualificação dos Museus para o Turismo, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).


Fontes: Ministério da Cultura e Museu Histórico Nacional
Redação: Fátima Pires