Única cidade que fala português de trás para frente

Moradores de município do interior paulista usam dialeto próprio chamado ‘sabinês’. A tradição é passada de pai para filho, embora ninguém sabe ao certo quem inventou

13/07/2012
15292 Acessos
Imprimir
Única cidade que fala português de trás para frente
Sabino – SP é a Única cidade brasileira que fala português de trás para frente. Ninguém sabe ao certo quem inventou o dialeto próprio chamado ‘sabinês’, mas a língua é famosa no município e a tradição é passada de pai para filho.

No lugar de Sabino, os moradores falam ‘Nobisa’, em vez de casa, a palavra é ‘saca’. O dialeto diferente de se comunicar, que gera curiosidade, troca as sílabas de posição, em que as últimas são as primeiras e vice-versa.

Linguagem preferida na hora da fofoca, uma vez que não são todos que entendem perfeitamente a língua, o sabinês também é utilizado no comércio, de forma descontraída.

A habilidade de memória ainda é usada em conversas por telefone entre amigos e como estratégia pelo time de futebol da cidade. Os atletas falam em dialeto durante as partidas para enganar os adversários em jogadas combinadas.



Município recordista
A cidade turística de Sabino tem 311,663 km² e aproximadamente cinco mil habitantes. Está localizada às margens do Rio Tietê, a cerca de 450 km da capital São Paulo. As principais fontes de renda do município são a agricultura e pecuária, com destaque para o cultivo de tomate, pimentão e cana.


Fonte: Jornal Nacional, Wikipédia e Fantástico
Redação: Fátima Pires