Maior número de turistas em única cidade

Encontro no Rio de Janeiro atraiu cerca de dois milhões de visitantes

18/09/2013
28541 Acessos
Imprimir
Maior número de turistas em única cidade
Divulgação: RankBrasil
A Jornada Mundial da Juventude foi recorde em número de turistas presentes numa única cidade do Brasil. De acordo com dados do Ministério do Turismo, o encontro internacional que contou com a presença do papa Francisco atraiu dois milhões de pessoas ao Rio de Janeiro.

O número é o maior para uma só cidade brasileira em um evento específico. Fiéis de 180 países fizeram parte da comemoração. O encontro católico foi realizado entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

Em média, o tempo de permanência de um turista na cidade é de doze dias. Segundo o ministério, pouco menos de um quarto dos visitantes eram de outros países e 65% estavam visitando o país pela primeira vez. Dos 93% que tem intenção de retornar, 53% pretende voltar em menos de um ano.

Em todo o período do evento, o sistema de trens urbanos transportou cerca de 3 milhões de pessoas, assim como nos metros. Ônibus operaram com frota máxima, em torno de 8.800 veículos que transportaram 3,5 milhões de passageiros. Além disso, o Cristo Redentor funcionou pela primeira vez 24 horas por dia e recebeu 20 mil visitantes apenas na sexta-feira.

55% dos fiéis alojaram-se em casas de voluntários e residências paroquiais. 7% deles hospedaram-se em hotéis e o restante em pousadas ou albergues. De acordo com o número oficial da JMJ, 865.000 pessoas fizeram parte da cerimônia. No entanto, nem todos os peregrinos cadastraram-se para o acontecimento.

Outra marca inédita foi registrada com a aglomeração de uma multidão de 3 milhões que participaram da missa realizada na praia de Praia de Copacabana durante a manhã de domingo. Com esse movimento, os turistas injetaram 1,8 bilhão de reais na cidade maravilhosa. 400 mil pessoas compareceram a abertura da jornada e um milhão na festa de acolhida. A festividade foi a primeira viagem oficial do pontífice.

Redação: RankBrasil