Primeira unidade de conservação instituída patrimônio mundial

Título foi concedido devido à importância do parque, que abriga as Cataratas do Iguaçu, eleita em 2012 uma das sete maravilhas do mundo

23/02/2012
5626 Acessos
Imprimir
Primeira unidade de conservação instituída patrimônio mundial
Foto: Acervo Cataratas do Iguaçu SA
O Parque Nacional do Iguaçu é a Primeira unidade de conservação do Brasil a ser instituída como sítio do patrimônio mundial natural da humanidade.

O recorde foi estabelecido no ano de 1986 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), devido à importância do parque.

Além das Cataratas do Iguaçu, abriga o maior remanescente de mata atlântica da região sul do país. A unidade também integra o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul do continente.

São mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas. Criado em 1939, o parque possui rica biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras.

Algumas são ameaçadas de extinção, como onça-pintada, puma, jacaré-de-papo-amarelo, papagaio-de-peito-roxo, gavião-real, peroba-rosa, ariticum e araucária.

O nome
A palavra ‘Iguaçu’ significa em tupi-guarani ‘água grande’, devido às Cataratas, que são formadas pelas quedas do rio Iguaçu.

Formação geológica
A formação geológica do Parque Nacional do Iguaçu é de aproximadamente 150 milhões de anos, porém, a formação do acidente geográfico das Cataratas se iniciou há cerca de 200 mil anos.

Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu foram avistadas pela primeira vez em 31 de janeiro de 1542, pelo espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca.

Sua área compreende 275 quedas de água no Rio Iguaçu e está localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil e o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, que também é patrimônio da humanidade.

A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800m e no lado argentino de 1.900m. A altura das quedas varia de 40m a 80m. Por sua beleza, foi eleita em 2012 uma das sete maravilhas do mundo.

Recorde de turistas
Em 2012, o Parque Nacional do Iguaçu bateu recorde de visitas, com 1.535.382 pessoas somente pelo lado brasileiro, o maior número desde que a contagem começou a ser feita, há 31 anos.


Fontes: Planeta sustentável, site oficial das Cataratas do Iguaçu e Unesco
Redação: Fátima Pires