Treinamento em ressuscitação cardiopulmonar pode quebrar recorde

Com o objetivo de salvar vidas através da disseminação de informações sobre primeiros socorros e parada cardíaca, a SOCESP promove mais uma vez o Treinamento em Ressuscitação Cardiopulmonar.

14/06/2017
6682 Acessos
Imprimir
Treinamento em ressuscitação cardiopulmonar pode quebrar recorde
SOCESP quer superar o próprio recorde de Maior treinamento em ressuscitação cardiopulmonar. Ação tem por objetivo salvar vidas / Foto: RankBrasil
A ação será realizada no dia 17 de junho das 8h às 17h, no Transamérica Expo Center da capital paulista, durante o 38o Congresso de Cardiologia da entidade. Os organizadores buscam superar o próprio recorde brasileiro, marca obtida em 2015 com 2.204 participantes.

O representante do RankBrasil, Luciano Cadari estará presente para contabilizar os números e possivelmente oficializar a nova marca com entrega do troféu. Vão participar alunos da rede pública – por serem potenciais multiplicadores de informação – e também a população em geral, aprendendo a realizar as compreensões torácicas.

O treinamento acontece com manequins de garrafa pet, conhecido como ‘Guizinho’, o qual simula os procedimentos em casos reais. A novidade do ano é uma canção gravada pela Sociedade de Cardiologia através do projeto ‘Nós Cuidamos do seu Coração’, que será apresentada oficialmente durante o evento.

A música mostra passo a passo como se deve agir em caso de urgência. Segundo a SOCESP, a finalidade é tornar o treinamento mais lúdico, de fácil acesso e compreensão, auxiliando a população sobre o que fazer diante de uma pessoa que esteja sofrendo uma parada cardíaca.

O mutirão gratuito e aberto ao público tem o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do Corpo de Bombeiros. Para participar, basta acessar o site http://www.treinamentoemmassa.com.br/site/2017.html e fazer a inscrição.

Ação pode salvar vidas
As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil. Todos os anos o país registra cerca de 350 mil óbitos por infarto e metade das vítimas falece em até uma hora a partir da manifestação dos primeiros sintomas. De acordo com a SOCESP, o correto procedimento das compreensões torácicas aumenta em até quatro vezes as chances de sobrevivência.

Congresso de Cardiologia
Com o tema ‘Reduzindo a mortalidade por doenças cardiovasculares’, a 38ª edição do evento acontece de 15 a 17 de junho e vai reunir renomados profissionais do Brasil e também de outros países. O Congresso traz novidades científicas e tecnológicas nas áreas de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Nutrição e Serviço Social.