Dia do Radialista é comemorado nesta quarta-feira

RankBrasil homenageia todos os profissionais do rádio, responsáveis por transmitir informação, música e entretenimento

07/11/2012
3399 Acessos
Imprimir
Dia do Radialista é comemorado nesta quarta-feira
O Dia do Radialista, comemorado nesta quarta-feira, 07 de novembro, foi instituído em 24 de julho de 2006, pela lei federal número 11.327. A data se refere ao nascimento de Ary Barroso, famoso compositor, músico e radialista brasileiro.

Na oportunidade, o RankBrasil homenageia todos os profissionais do rádio, responsáveis por transmitir informação, música e entretenimento a ouvintes das mais diferentes idades e classes sociais.

A primeira transmissão de rádio no país aconteceu em 07 de setembro de 1922, simultaneamente à exposição em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Já a primeira emissora, a Rádio Social Rio de Janeiro – atual Rádio MEC – entrou no ar em 20 de abril de 1923.

Nesta data especial, o RankBrasil também faz questão de destacar o nome de Manoel Corrêa, conhecido como Maneca, que em 2009 obteve o recorde nacional de radialista com maior tempo em uma emissora, sendo 60 anos dedicados a Rádio Clube de Lages – SC.

No mesmo ano, através do programa ‘Alma Cabocla’, também pela Rádio Clube de Lages, Maneca conquistou outro título: o de programa radiofônico com maior tempo de existência, com o mesmo radialista, totalizando 52 anos de transmissão.

Primeira radionovela
A primeira radionovela transmitida no Brasil foi ‘Em busca da felicidade’, que começou em 12 de julho de 1941. A obra mexicana ficou no ar por aproximadamente três anos, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Em 1947, a Rádio de São Paulo transmitiu ‘Fatalidade’, a primeira novela genuinamente brasileira.

Redação: Fátima Pires