Heitor Villa-Lobos é homenageado pelo Google

Considerado o maior maestro e compositor da música erudita do Brasil, o artista completaria hoje 125 anos de idade

05/03/2012
3660 Acessos
Imprimir
Heitor Villa-Lobos é homenageado pelo Google
O Google, maior site de buscas, celebra nesta segunda-feira (05) o 125º aniversário de Heitor Villa-Lobos, considerado o maior maestro e compositor da música erudita do Brasil.

Para comemorar a data, o Google colocou um doodle em sua página de entrada, para homenagear o artista, que compôs mais de mil obras.

Villa-Lobos nasceu no Rio de Janeiro, em 05 de março de 1887 e morreu na mesma cidade, em 17 de novembro de 1959.

Entre suas músicas mais conhecidas estão ‘Cair da Tarde’, ‘Evocação’, ‘Miudinho’, ‘Remeiro do São Francisco’, ‘Canção de Amor’, ‘Melodia Sentimental’, ‘Quadrilha’, ‘Xangô’, ‘Bachianas Brasileiras’, ‘O Canto do Uirapuru’, ‘Trenzinho Caipira’.

O artista é considerado um revolucionário que provocou um ‘rompimento’ com a música acadêmica no país. Ao contrário da tradição, ele buscou na música indígena e no folclore elementos para suas composições.

Doodles
O Google costuma celebrar datas importantes para a humanidade com doodles, imagens especiais geralmente utilizadas para marcar aniversários de personalidades, feriados ou acontecimentos da história. Até agora já foram criadas mais de mil intervenções.

Redação: Fátima Pires