Maior livro do Brasil

Recorde pertence ao advogado de Belo Horizonte (MG), Vinicios Leoncio, que criou uma obra com mais de 41 mil páginas e peso superior a 7,5 toneladas

11/05/2023
4589 Acessos
Imprimir
Maior livro do Brasil
A obra ‘Pátria Amada – Consolidação parcial da legislação tributária do Brasil’ tem 41.266 páginas, mede 2,20 metros por 1,15 metro e pesa 7,530 quilos / Foto: Arquivo recordista
RankBrasil em 2023 pelo recorde de Maior livro do Brasil. A obra ‘Pátria Amada – Consolidação parcial da legislação tributária do Brasil’ tem 41.266 páginas, mede 2,20 metros por 1,15 metro e pesa 7,5 toneladas.

De acordo com o recordista, o objetivo do livro é provocar uma reflexão nos poderes executivo, legislativo e judiciário, e em toda sociedade que algo tem maior exportador de burocracia tributária do planeta.

Vinicios afirma que as empresas brasileiras não produzem bens, mas tributos e burocracia. “Qualquer dia veremos na porta de uma fábrica brasileira uma placa dizendo: atividade principal – indústria de impostos e burocracia; atividade secundária – indústria de peças para automóveis”, diz.

Natural de Iguatama (MG), o advogado comenta que as pessoas sabem que a legislação tributária do Brasil é muito extensa, porém ninguém nunca viu o tamanho dela. “Eu queria saber qual era o verdadeiro volume de nossa legislação”.

Para produzir a obra gigante, o advogado demorou 23 anos. Ele começou em 1991 e terminou em 2014. Segundo ele, um dos obstáculos foi a pesquisa da legislação federal, dos 27 entes estaduais, e dos quase seis mil municípios brasileiros. “Depois veio a dificuldade de imprimir, pois no Brasil não existe impressão no formato das páginas. Tive que fazer uma adaptação na China para fabricar uma impressora”, lembra.

O livro, que tem capa de acrílico coberta em couro, fica guardado em Santana dos Montes (MG), a 140 quilômetros de Belo Horizonte, no Hotel Fazenda Paciência. Conforme o mineiro, a conquista do recorde é um reconhecimento raro, de uma empresa séria, que ocasiona muito orgulho. “Estou muito feliz. É um atestado que veio coroar o meu trabalho”, finaliza.