Mais idoso prefeito eleito no Brasil

Aos 90 anos, prefeito do interior do Paraná, que cumpre o seu quinto mandato, entra para o RankBrasil com recorde na política nacional

14/10/2008
9292 Acessos
Imprimir
Mais idoso prefeito eleito no Brasil
As eleições de 05 de outubro de 2008 superaram recordes na história da política nacional. Um deles foi a reeleição de Susumo Itimura, candidato pelo PSDB.

O Mais idoso prefeito eleito no Brasil cumpre, aos 90 anos, o seu quinto mandato em Uraí, cidade de 11 mil habitantes do interior do Paraná.

Os outros três candidatos a prefeito do município eram até 54 anos mais novos que Itimura. Ele venceu com 2.222 votos, o que corresponde a 49,29% da população, enquanto o segundo colocado, Donizete do Posto de Saúde, do PTC, teve 559 votos, apenas 12,40%.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, dos 783 candidatos com idade superior a 65 anos, 205 foram eleitos em todo o País. A diferença entre Itimura e o prefeito mais novo é de 70 anos.

O prefeito mais idoso do Brasil diz que a idade não atrapalha seu desempenho e que conseguirá manter o ritmo por mais quatro anos, "se Deus der saúde".

Para este mandato, seu maior projeto é estruturar indústrias no município. "Às vezes, o velho tem a cabeça melhor do que o novo", comenta.


Nota de falecimento
Susumo Itimura morreu em 29 de setembro de 2011, aos 93 anos. Ele foi internado com
fibrose pulmonar e insuficiência cardíaca, mas em razão da idade, o quadro evoluiu para insuficiência renal e pneumonia.


Redação: RankBrasil
Revisão: Fátima Pires