Maior arrecadação de arroz

A cidade de Gurupi, em Tocantins, entra para o RankBrasil com 32.317 kg de arroz

08/06/2005
9706 Acessos
Imprimir
Maior arrecadação de arroz
Foto: Acervo RankBrasil
O desafio aconteceu em 25 de maio de 2005, no Parque Mutuca, na cidade de Gurupi - TO. O recorde é do Sesc de Tocantins, que contou com a ajuda de grandes empresas, escolas e moradores da região, através de doações, e assim, fizeram o Maior coração de arroz do país.
O auditor do RankBrasil, Luciano Cadari, esteve presente para conferir.

Foram arrecadados 32.317 kg de arroz, todos arrumados com a ajuda de crianças e voluntários presentes. Além do coração, os organizadores do evento promoveram várias atrações culturais.
Após o desafio, o arroz foi destinado a creches, asilos e comunidades carentes da cidade.

Além de conquistar o recorde brasileiro, Gurupi foi a vencedora do ´Dia do Desafio´, com 73,49% de participação da população. Gurupi venceu a cidade de Ayala, no México, que teve apenas 3,32% de adesão popular.

“É importante lembrar que a participação vai além da competição. No ´Dia do Desafio´ prevalecem o espírito de solidariedade, a troca de experiências e o intercâmbio cultural, social e político entre as duas cidades”, destaca Marco Antônio Monteiro, diretor regional do SESC - TO.

´Dia do Desafio´
Criado em 1983, no Canadá e coordenado pelo SESC - SP em todo o continente americano, o ´Dia do Desafio´ é uma disputa entre cidades. Tem por objetivo fazer com que seus habitantes se exercitem e promovam a integração de cidadãos, por meio da prática de esportes, da criatividade, da liderança e do espírito comunitário. Também visa a compreensão sobre a importância de fazer da atividade física, um hábito para todos os dias do ano.

O ´Dia do Desafio´ ou ´Challenge Day´ é realizado pelo Sistema Fecomércio, através do SESC, e pelas prefeituras locais que organizam as atividades.

No Challenge Day, duas cidades de mesmo porte tentam mobilizar o maior número de pessoas, propondo que elas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem por 15 minutos consecutivos, uma atividade física. No final do dia, ganha a cidade que conseguir mobilizar o maior número de moradores.

Recordes
Durante quatro anos consecutivos, o estado do Tocantins é recordista no ´Dia do Desafio´. Em 2002, a cidade de Paraíso do Tocantins mobilizou cerca de 70% da população, ou seja, 30 mil habitantes para abraçar a Serra do Paraíso.

Em 2003, em Palmas, capital, eles construíram a maior pirâmide de macarrão do Brasil. E no ano de 2004, novamente em Palmas, edificaram uma enorme caixa, onde foram arrecadados alimentos, roupas e brinquedos, todos distribuídos à asilos, creches e demais instituições beneficentes.

Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires