O fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari, acompanhou em 2008, o recorde do paulistano Leandro Moreira Marcelino, que desceu de cabeça para baixo 590 degraus, com apenas duas pausas para descanso, uma de 51 segundos e outra de 45.Leandro tem 19 anos, trabalha como atendente em uma Lan House e pratica esta façanha desde os 12 anos. "Eu aprendi a ficar de cabeça para baixa sozinho, treinando na parede de casa e depois entrei em uma escola de circo para aprender mais”, conta.
Depois de dominar a técnica, o recordista começou a descer as escadas de casa, primeiro 20 degraus, depois 100 e quando percebeu, não parava mais.Quando estava realizando o desafio de entrar para o RankBrasil, descendo as escadarias, Leandro conta que primeiro pensou em Deus, depois em sua mãe, que estava torcendo muito pela conquista e em uma pessoa muito especial chamada Natali.
"Juntei todas essas energias e consegui, estou muito emocionado, pois enfrentei barreiras, mas agora sou reconhecido nacionalmente”, destaca.Leandro também faz outras acrobacias, como estrelas e saltos mortais, mas para andar de cabeça para baixo as técnicas são outras.
"Não pode deixar o corpo nem muito mole e nem muito duro, tem que ter resistência firme nos braços. O que eu gosto mesmo é andar de cabeças para baixo”, comenta.
Inspiração
A inspiração veio com o Circo de Soleil. O recordista adorava as apresentações artísticas levando em conta não só o equilíbrio, mas também a autoconfiança.
Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires