Menor caravela do Brasil

Obra recordista tem 1,3cm, considerando desde a proa até a popa

28/10/2007
9683 Acessos
Imprimir
Menor caravela do Brasil
O RankBrasil esteve mais uma vez no palco do programa ´Tudo é Possível´, da Rede Record.

Desta vez foi para homologar o recorde de Menor caravela do Brasil, do artista de Mauá - SP, Luis Carlos Gonçalves, mais conhecido como ´Lóis´.

Ele entrou para o Livro dos Recordes Brasileiros em 2007, ao desenvolver uma caravela de 13mm, equivalente a 1,3cm, considerando desde a proa (frente) até a popa (traseira).

Como matéria-prima para sua arte, o recordista utiliza, entre outros materiais, lã, madeira, cartão madeira, papel e tecido. As peças são feitas com estiletes, ferramentas de ourives, instrumentos odontológicos, agulhas e alicates.

As embarcações menores, que variam entre 13mm e 20mm levam até 90 dias para ficarem prontas, já as maiores, que chegam a 150mm, o recordista demora entre 40 e 50 dias para finalizar.

O artista iniciou seu trabalho com apenas oito anos de idade, e na época o que mais gostava de confeccionar era ultraleves, aviões, foguetes, até despertar o interesse por navios e caravelas e não parar mais.

Atualmente, ´Lóis´ é desenhista por profissão e tem como projeto desenvolver todas as embarcações que fizeram parte da história de colonização do Brasil. Já realizou a esquadra de Pedro Álvares Cabral, composta por Santa Maria, Pinta e Nina.

Os modelos de embarcações favoritas do recordista são as que existiram entre os séculos XIII e XVII: caravelas, galeões, goletas e carraças.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires

Algumas citações na mídia:
Estrela Dalva