Menor bandeira do Brasil

Recorde pertence ao artista plástico Wesley D´Amico, que produziu uma bandeira quadrada de 0,7 milímetro

24/05/2021
2160 Acessos
Imprimir
Menor bandeira do Brasil
Menor bandeira do Brasil é quadrada e mede 0,7 milímetro / Foto: Arquivo recordista
O artista plástico da cidade de Mombuca, no interior do estado de São Paulo, Wesley D´Amico entra para o RankBrasil em 2021 pelo recorde de Menor bandeira do Brasil. Pintada sobre papel especial com tinta guache, a bandeira quadrada mede 0,7 milímetro.

Para produzir a bandeira, Wesley utilizou agulha como um pincel, lupa e ferramentas de joalheria para confeccionar a moldura, que foi feita em alumínio. O recordista também usou serra e lima para dar acabamento. “Fiquei o dia inteiro para concluir o trabalho, com muita dedicação e concentração”, revela.

Wesley comenta que fez um curso de joalheria e queria produzir um quadro como se fosse uma joia. Segundo ele, a ideia de colocar a bandeira foi uma intuição. “Se eu conseguisse fazer algo pequeno, queria homenagear com a bandeira do Brasil”.

O artista destaca que a respiração foi uma das principais dificuldades para a produção da obra. “Respirar faz tremer a mão e a vibração do próprio corpo é maior que a pintura. Desta forma foi necessário aprender a respirar e conseguir ficar tranquilo”, diz.

Ele lembra que, ao colocar o circulo azul, de tão pequeno, a tinta não se dissolveu. “Ficou uma bolinha, mas depois de algumas horas ela assentou e ficou perfeita”, comenta. “Pintei aos poucos para não errar, porque poderia estragar o trabalho no final. Essa foi a maior preocupação”, completa.

Natural de São Bernardo do Campo (SP), Wesley tem atualmente 43 anos e além de ser artista plástico trabalha como mecânico de automóveis. Conforme ele, o recorde junto ao RankBrasil é como um presente de Deus, um sentimento indescritível. “É um trabalho finalizado, o fim de uma jornada, a linha de chegada, um diploma de tanto estudo e esforço”, finaliza.