Fenasul será palco da tentativa de superação do Maior arroz de leite

Iguaria será produzida e distribuída gratuitamente em 27 de maio, durante a feira nacional que acontece no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS)

23/05/2017
11025 Acessos
Imprimir
Fenasul será palco da tentativa de superação do Maior arroz de leite
Uma parceria entre o Irga, o Sindilat RS e a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul pretende superar o recorde de Maior arroz de leite do Brasil / Foto: Sara Kirchhof
Durante a 13ª Feira Nacional de Agronegócios do Sul (Fenasul), que vai acontecer entre os dias 25 e 28 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), o RankBrasil acompanhará a tentativa de superação do recorde de Maior arroz de leite do país.

A iguaria será produzida através de uma parceria entre o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat RS) e Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul.

O desafio está marcado para o dia 27. A preparação começa às 9h da manhã e o arroz de leite vai ser servido gratuitamente ao meio-dia para os participantes da feira. O representante do RankBrasil, Luciano Cadari estará presente para possivelmente registrar a nova marca brasileira.

De acordo com uma das organizadoras da ação, Camila Pilownic, que é assessora comercial do Irga, o arroz gigante será preparado em uma panela especial com o envolvimento de 10 pessoas. “A receita terá 180 kg de arroz branco, 1.300 l de leite, 560 kg de leite condensado, 90 kg de açúcar, 3,5 kg de canela em pau, 1 kg de cravo da Índia e 9 kg de canela em pó”, adianta. O recorde atual foi realizado em 2007 com um doce de 160 kg de arroz e 1.250 l de leite.

Camila explica que o Irga está desenvolvendo o Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), cujo objetivo conscientizar a população sobre a importância de comer este alimento benéfico à saúde. “Esse foi um dos motivos para desenvolver essa iguaria tão tradicional, lembrando a importância que o arroz tem na mesa do brasileiro e principalmente do gaúcho”.

Fenasul
Uma das maiores feiras de produtos típicos do sul brasileiro, a 13ª Fenasul será realizada em Esteio e vai destacar os derivados do leite como manteiga, queijo, iogurte e creme de leite