Maior arroz de leite

Com 1.488 litros, iguaria que superou recorde foi produzida através de uma pareceria entre Irga, Sindilat RS e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul

27/05/2017
7306 Acessos
Imprimir
Maior arroz de leite
Entrega o troféu aos organizadores do Maior arroz de leite do país / Foto: Sérgio Pereira / IRGA.
Uma parceria entre o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat RS) e Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul resultou na superação do recorde de Maior arroz de leite do país, com 1.488 litros no total.

A iguaria foi produzida e distribuída gratuitamente em 27 de maio de 2017, durante a 13ª Feira Nacional de Agronegócios do Sul (Fenasul), realizada em Esteio (RS). O representante do RankBrasil, Luciano Cadari acompanhou o desafio e oficializou a nova marca com a entrega do troféu para os organizadores.

O arroz de leite começou a ser preparado às 8h30 em uma panela especial, com o envolvimento de 10 pessoas. Ficou pronto às 14h e aproximadamente seis mil porções foram servidas para os participantes do evento. A receita gigante levou 165 kg de arroz branco, 510 kg de leite condensado, 1.260 l de leite, 1 kg de cravo da Índia, 4 kg de canela em pau, 20 kg de açúcar e 9 kg de canela em pó.

De acordo com Luciano Cadari, os envolvidos no desafio estavam muito focados e organizados, fazendo um ótimo trabalho. Ele parabeniza a equipe que conseguiu quebrar o recorde brasileiro, preparar uma iguaria deliciosa e ao mesmo tempo divulgar os benefícios do arroz.

Segundo uma das organizadoras da ação, Camila Pilownic, que é assessora comercial do Irga, a grande dificuldade para a produção do doce foi o tempo úmido, isso porque as lenhas que serviram para fazer o fogo demoraram a produzir o calor. “Apesar desse obstáculo, o desafio foi um grande sucesso”.

Camila afirma que a conquista da superação do recorde junto ao RankBrasil representa uma vitória para toda a cadeia orizícola (cultura do arroz). “Através desse título brasileiro chamamos a atenção da sociedade para a importância de consumir o cereal”, destaca.

Fenasul
Uma das maiores feiras de produtos típicos do sul brasileiro, a 13ª Fenasul aconteceu entre os dias 25 e 28 de maio, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), destacando os derivados do leite como manteiga, queijo, iogurte e creme de leite.

Os organizadores da iguaria escolheram a Fenasul como palco para produção e distribuição por se tratar do encontro da cadeia do leite e do arroz, dois grandes destaques da agricultura do estado. Durante o evento, o Irga também informou a população sobre a importância do arroz e sua versatilidade, através de banners e material distribuído no local.
Com 1.488 litros no total, iguaria foi produzida e distribuída gratuitamente durante a 13ª Feira Nacional de Agronegócios do Sul (Fenasul), realizada em Esteio (RS) / Foto: RankBrasil

Valorização do arroz
A ideia de produzir o Maior arroz de leite do país surgiu a partir do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), que é desenvolvido pelo Irga desde 2015 em universidades, escolas e com as merendeiras estaduais. “O objetivo é incentivar o consumo do cereal, conscientizando a população sobre seus benefícios nutricionais para a saúde”, conta Camila.

A nutricionista do Irga, Carolina Pitta, explica que o arroz é rico em todos os nutrientes e também rico em fibras, favorecendo a redução do peso corporal, contribuindo com o trânsito intestinal e diminuindo o risco de câncer de cólon (intestino grosso).

Além disso, conforme ela, o amido resistente encontrado no arroz parboilizado proporciona liberação lenta e gradual de glicose, não elevando a glicemia sanguínea. “Os carboidratos encontrados são complexos (amido) e fonte principal de energia de rápida liberação”, finaliza.

Recorde Superado:
RecordistaEstadoQuantitativos Ano
Sindicato Rural dos municípios de Pedro Osório e Cerrito RS1.250 l de leite, 504 kg de leite condensado, nove litros de baunilha e 160 kg de arroz 2007


Confira o vídeo:



Algumas citações na mídia:
Sbt Tv
G1
Jornal Vs
Irga
Canal Rural
Planeta Arroz
Gazeta Gaz