Festival gastronômico da Espanha homenageia o Brasil pela primeira vez

País será representado pelo Estado de Minas Gerais, em congresso que é um dos mais importantes do mundo na área

23/01/2013
2821 Acessos
Imprimir
Festival gastronômico da Espanha homenageia o Brasil pela primeira vez
Minas Gerais está representando o Brasil em Congresso Internacional de Gastronomia - Imagem: divulgação RankBrasil
O Brasil, através de Minas Gerais, é homenageado pela primeira vez no Congresso Internacional Gastronômico Madrid Fusión, na Espanha.

Trata-se de um dos mais importantes festivais do mundo na área, que este ano começou na segunda (21) e termina nesta quarta-feira (23).

Desde o ano de 2002, quando o congresso foi criado, apenas cinco países tinham recebido a homenagem: México, Peru, Coréia do Sul, Austrália e Cingapura. Queijo, café e cachaça estão entre os ingredientes escolhidos para representar o Brasil.

Além disto, vários chefs mineiros estão em Madrid para apresentar a culinária do Estado. Alex Atala, considerado o mais renomado chef brasileiro e quarto melhor do mundo, também está presente no festival. Ele é o único do país que já havia participado de outra edição do congresso.

Entre os motivos para que Minas Gerais fosse escolhida para receber a homenagem estão a peculiaridade das matérias-primas e dos produtos, e a tradição da gastronomia mineira. Nesta ação, são parceiros do governo mineiro as federações do Comércio (Fecomércio Minas), das Indústrias (Fiemg) e da Agricultura e Pecuária (Faemg), e o Sebrae-MG.

Gastronomia em Minas Gerais
De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) em 2011, 22% dos gastos dos turistas que visitaram o Estado foram com alimentação. Dos 13 aspectos analisados no nível de satisfação, a opção gastronomia/ restaurantes alcançou a segunda melhor nota de preferência, ficando atrás apenas da hospitalidade.


Redação: Fátima Pires