Ipanema vai produzir queijo de 1,5 t e doce de leite com mais de 300 kg

Durante a quarta edição da Festa do Queijo, município mineiro pretende superar o próprio recorde brasileiro, além de conquistar novo título junto ao RankBrasil

17/07/2013
6066 Acessos
Imprimir
Ipanema vai produzir queijo de 1,5 t e doce de leite com mais de 300 kg
Queijo com 1.480 Kg produzido pela cidade de Ipanema (MG) em 2012. - Divulgação: RankBrasil
Mais uma vez a cidade de Ipanema (MG) pretende superar o próprio recorde do Maior queijo de minas padrão do país. Em 2011, o município obteve o título junto ao RankBrasil com um queijo de 1.305 kg e no ano passado, a marca foi de 1.480 kg.

Na quarta edição da Festa do Queijo, que acontece no próximo sábado (27), a perspectiva é atingir 1,5 mil kg da iguaria, utilizando 15 mil litros de leite. Em 2013, o evento traz novidade: Ipanema também busca o recorde de Maior doce de leite do Brasil, que deve pesar mais de 300 kg.

Com o objetivo de possivelmente validar os títulos, o fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari vai aferir pesos e medidas, e verificar se os produtos são próprios para o consumo. A festa é realizada pela Prefeitura Municipal, que tem o apoio da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil) na produção do queijo, e da fábrica de doces Nhá Nair, responsável pela preparação do doce de leite.

O desfile dos alimentos gigantes pela cidade está marcado para as 15 h, com distribuição gratuita à população na Praça Coronel Calhau, a partir das 16 h. O evento oferece ainda feira de quitandas de queijo, com parte da renda destinada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), curso de culinária do queijo e show musical com Paulo Sérgio e Mateuzito às 19 h.

Fabricação do queijo
O queijo começou a ser produzido em 17 de julho, por conta do Queijeiro da Capil, juntamente com os auxiliares de produção e sob a inspeção da parte técnica. Além dos 15 mil litros de leite, outros ingredientes foram utilizados, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.

Segundo o tecnólogo em laticínios da Capil, Ricardo Santana Paes, a fabricação passa por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados: “A produção acontece em uma moderna queijomate automatizada, de onde segue para o processo de enformagem, que devido ao tamanho e dificuldade de movimentação do queijo, é enformado dentro da câmara fria, com temperaturas de cinco a 10 graus até o dia do desfile”.

Produção do doce de leite
Aproximadamente 900 litros de leite fazem parte da receita do doce de leite gigante, que também leva açúcar, glicose e um redutor de acidez. Para a quantidade de 300 kg, o processo de preparo dura até seis horas cozido a vapor.

Redação: Fátima Pires