RankBrasil celebra o Dia da Aviação e do Aviador

Data é comemorada em 23 de outubro, em homenagem a Alberto Santos Dumont, que inventou o primeiro avião do mundo

23/10/2012
4607 Acessos
Imprimir
RankBrasil celebra o Dia da Aviação e do Aviador
O RankBrasil celebra nesta terça-feira, 23 de outubro, o dia da Aviação e do Aviador, parabenizando a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para a criação e/ou aperfeiçoamento do transporte aéreo.

A data foi instituída pelo governo federal através da lei número 218, de 04 de julho de 1936, em homenagem ao brasileiro Alberto Santos Dumont, que inventou o primeiro avião do mundo.

Em 23 de outubro de 1906, em Paris, há exatos 106 anos, o inventor testou seu avião, o 14 Bis, fazendo história. Ele percorreu 60 metros, atingindo uma altura entre dois a três metros. Desta forma, realizou o primeiro voo completo, incluindo decolagem, permanência no ar e pouso, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.

Considerado o pai da aviação, Santos Dumont nasceu em Palmira – MG, em 20 de julho de 1873. Residindo na França desde os 17 anos, dedicou sua vida a criação de máquinas voadoras, projetando e pilotando diversos dirigíveis, aeroplanos e ultraleves.

Ganhador de vários prêmios de aviação, o dinheiro que recebia geralmente distribuída entre seus operários e para as pessoas mais pobres de Paris. Com o início da Primeira Guerra Mundial, ele presenciou a utilização de seus inventos no conflito, amargurou-se e cometeu suicídio em 23 de julho de 1932, aos 59 anos de idade.

Homenagem às mulheres da aviação
Neste dia, o RankBrasil também homenageia todas as mulheres da aviação brasileira, entre elas, a tenente-aviadora Adriana Gonçalves. Ela foi a primeira mulher a pilotar um Boeing da Força Aérea Brasileira (FAB), um 707, modelo KC 137.

Redação: Fátima Pires