Wikipédia terá o primeiro escritório no Brasil e o segundo fora dos EUA

Objetivo é fortalecer a comunidade de editores e aumentar o número de leitores da enciclopédia online no país

02/04/2012 10:30:00
3232 Acessos
Imprimir
Wikipédia terá o primeiro escritório no Brasil e o segundo fora dos EUA
A Wikipédia vai abrir o primeiro escritório no Brasil e o segundo fora dos Estados Unidos, depois da Índia.

Quem vai comandar a enciclopédia online no país é a paulistana Oona Castro que foi escolhida em processo seletivo.

Oona participou de um intensivo de uma semana, de relacionamento com a comunidade de usuários, para avaliação da capacidade de colaboração, o que é a filosofia central da Wikipédia.

A eleita também respondeu a um teste e entre as perguntas: “Por que a comunidade de editores da Wikipédia em português não cresce no Brasil e quais as áreas prioritárias que devemos focar para gerar um crescimento?”.

Entre os desafios de Oona está fortalecer a comunidade de editores e aumentar o número de leitores no país da Wikipédia e de outros projetos da fundação, como o dicionário colaborativo Wiktionary e a Wikimedia Commons.

O escritório no Brasil deve ser aberto em no máximo seis meses, provavelmente na capital paulista, mas o Rio de Janeiro ainda não está descartado, devido ao ‘boom’ que a cidade vive por conta da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Oona Castro
Oona tem 31 anos de idade e uma larga experiência com movimentos colaborativos. Seu último trabalho foi como diretora-executiva do Instituto Overmundo, que é uma associação sem fins lucrativos, objetivando o acesso ao conhecimento e à diversidade cultural do Brasil.

Redação: Fátima Pires