Maior enciclopédia virtual do Brasil e do mundo completa 11 anos

A Wikipédia conta atualmente com 20,5 milhões de artigos, disponíveis em 269 idiomas

11/02/2012
3430 Acessos
Imprimir
Maior enciclopédia virtual do Brasil e do mundo completa 11 anos
Considerada a maior enciclopédia virtual do Brasil e do mundo, a Wikipédia completa 11 anos de existência em 2012.

Criada em 15 de janeiro de 2001, conta atualmente com 20,5 milhões de artigos, disponíveis em 269 idiomas, entre eles o Português, além de registrar mensalmente cerca de 400 milhões de acesso.

Em todo o mundo, por mês, aproximadamente 80 mil pessoas se dedicam a colaborar com a enciclopédia, através da produção de informação, seja escrevendo artigos ou consertando erros.

Na enciclopédia online, qualquer pessoa pode acessar e contribuir, ao inserir algo novo, completar outro texto ou retirar equívocos. Para participar basta seguir alguns padrões, que visam amenizar problemas de falta de credibilidade.

A Wikipédia vive por meio de trabalho voluntário e dispensa verba de publicidade. Em 2011, recorreu a uma campanha global para arrecadar fundos e sobreviver, resultando no total de US$ 20 milhões.

Um dos fundadores e atual diretor é o norte-americano Jimmy Wales, que ajudou a popularizar a tendência do desenvolvimento da web, facilitando o livre acesso ao conhecimento, por meio da colaboração compartilhada entre usuários.


Redação: Fátima Pires