Maior cordão de Carnaval feito com lacres de latinhas

Com 121 metros e 111 mil lacres, bloco da Jurema, de Nova Friburgo (RJ), supera o próprio recorde brasileiro

09/02/2018
4686 Acessos
Imprimir
Maior cordão de Carnaval feito com lacres de latinhas
Bloco da Jurema, de Nova Friburgo (RJ) supera recorde com um cordão de Carnaval de 121 metros e 111 mil lacres / Foto: Arquivo recordista
O bloco da Jurema, da cidade de Nova Friburgo (RJ) superou o próprio recorde junto ao RankBrasil em 2018, de Maior cordão de Carnaval feito com lacres de latinhas. Desta vez o objeto gigante mediu 121 metros de comprimento e contou com 111 mil anilhas.

Segundo Marcio Antonio de Carvalho Assis, que é presidente do bloco, demorou seis meses para que os foliões do grupo juntassem todos os lacres necessários e confeccionassem o cordão. Três pessoas estiveram envolvidas diretamente na produção do objeto gigante, que também exigiu 121 metros de cabo de aço.

O presidente destaca que o cordão é um diferencial do bloco para o Carnaval, principalmente por chamar a atenção sobre a importância da reciclagem dos lacres. “Após a festividade, as anilhas do cordão vão ficar separadas para o ano que vem e o restante trocaremos por cadeiras de rodas, que serão doadas para uma entidade filantrópica”, conta.

De acordo com Marcio, o recorde junto ao RankBrasil é muito importante e emocionante para todos do bloco da Jurema, que foi criado em 2015 e tem aproximadamente 300 membros. Em 2016 o grupo fez seu samba cantando a origem da Jurema; no ano de 2017 levou a mensagem sobre os menores abandonados; e em 2018 realiza uma homenagem às forcas militares do Brasil.

Inspiração
A ideia de fazer um cordão de Carnaval surgiu durante duas missões de Força de Paz da ONU, que o presidente do bloco da Jurema participou no Haiti junto ao Corpo de Fuzileiros Navais. Eles começaram juntando os lacres nos cadarços das botas e cada anilha de refrigerante representava uma missão feita no país.

Recorde Superado:

RecordistaMetrosNúmeros de lacres
Bloco da Jurema121 metros111 mil
Bloco da Jurema110 metros99 mil