Maior queda da bolsa de valores dos últimos dez anos

O recorde é da Bovespa, que no ano de 2008 chegou a perder 11%

30/09/2008
18094 Acessos
Imprimir
Maior queda da bolsa de valores dos últimos dez anos
O índice brasileiro Bovespa registrou no dia 29 de setembro de 2008, a maior queda da última década, após ser conhecido que o plano Paulson foi rejeitado pela Casa dos Representantes do Congresso. A negociação do Bovespa chegou a estar suspensa durante 30 minutos, logo após a decisão.

Quando regressou à negociação, o índice Bovespa perdeu 11%, a maior queda dos últimos dez anos. Esta tendência foi acompanha por outros mercados sul-americanos. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) seguiu a tendência pessimista do mercado mundial e registrou queda de 6,74% no índice IBovespa, principal referência para o mercado brasileiro, fechando aos 45.908 pontos.

Na mínima do dia, o indicador chegou a cair cerca de 6,85%. A forte volatilidade acentuou o volume financeiro, que atingiu R$ 7,4 bilhões. Com o resultado, a desvalorização acumulada em 2008 atingiu 28,14%. No mês de setembro, a queda é de 17,55%.

O Banco do Brasil também registrou a maior queda do sistema financeiro brasileiro, ao perder mais de 12%. Os títulos do Vale do Rio Doce registraram a maior queda dos últimos dez anos e as ações da Siderurgia Nacional registraram a maior desvalorização desde 2001, ao cair mais de 17%.

O mergulho da Bovespa acompanhou a tendência das bolsas americanas, onde os operadores mantêm reservas sobre o anúncio do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) de socorro para a seguradora AIG, a maior dos EUA.

Redação: RankBrasil
Revisão: Fátima Pires