Funcionário com maior tempo em atividade na mesma empresa

Walter Orthmann supera mais uma vez o próprio recorde brasileiro. Há 80 anos ele trabalha na RenauxView, de Brusque (SC)

17/01/2018
27265 Acessos
Imprimir
Funcionário com maior tempo em atividade na mesma empresa
O diretor do RankBrasil, Luciano Cadari entrega o troféu de recordista para Walter Orthmann, por seus 80 anos de trabalho na mesma empresa / Foto: RankBrasil
O catarinense Walter Orthmann supera em 2018 o próprio recorde brasileiro, de Funcionário com maior tempo em atividade na mesma empresa. Atualmente com 96 anos de idade, há 80 ele trabalha na RenauxView, na cidade de Brusque (SC).

A nova marca foi oficializada com um evento que aconteceu em 17 de janeiro, na sede da empresa têxtil. O diretor do RankBrasil, Luciano Cadari fez a entrega do troféu. Walter recebeu o título pela primeira vez em 2008 com 70 anos de atividade, superando pela primeira vez no ano de 2013, ao completar 75 anos de serviço.

De acordo com Cadari, foi uma cerimônia emocionante. “É uma satisfação para o RankBrasil fazer parte desta história”, destaca. A festa em homenagem ao funcionário contou com a participação de diretores e funcionários da empresa, amigos e parentes do recordista, além de diversas autoridades municipais.

Conforme o catarinense, a motivação para atuar todos estes anos na mesma empresa vem de sua vontade e paixão pelo trabalho. “Trabalhar nos dá um propósito e nos mantém a saúde”, diz. Apesar da idade, sua carga horária é de 8 horas por dia, de segunda a sexta-feira. Ele começa às 8h da manhã, mas acorda mais cedo porque faz 40 minutos de alongamento antes de sua jornada profissional.

Durantes estes 80 anos, Walter presenciou muitas transformações na empresa. “Tudo está em constante mudança”, afirma. Ele lembra que no início fazia seu trabalho de bicicleta, mais tarde utilizando ônibus nos grandes centros e depois de avião. “Antigamente não existiam calculadoras, hoje temos computadores. Nossas correspondências precisavam de selos e correio, hoje recebo mensagens no meu tablet”, completa.

Segundo o funcionário, o emprego na tecelagem brusquense representa tudo em sua vida. “Estou vivo porque trabalho”, ressalta. Walter acredita que o recorde junto ao RankBrasil mostra que com um pouco de vontade, disciplina e cuidados com a saúde é possível se manter vivo, ativo e útil por um bom tempo. “Gosto de poder compartilhar minha vontade de trabalhar. Eu me sinto bem em saber que meu exemplo pode influenciar outras pessoas”, comenta.

Questionado até quando pretende continuar no trabalho, foi enfático: “Até quando meu corpo e mente permitirem”. Pai de sete filhos, quando está de folga na empresa, além de estar com a família gosta de jogar cartas com os amigos e ver esportes na televisão.
Nascido em 1922, catarinense começou a trabalhar na tecelagem aos 16 anos e diz que vai continuar até quando seu corpo e mente permitirem / Foto: RankBrasil

Na RenauxView
Walter começou a trabalhar na empresa em 1938, com apenas 16 anos. Nascido em 1922, em Brusque, o catarinense ingressou na empresa como auxiliar de escritório, passou a vendas e gerente de vendas, cargo que mantém até supervisionando as atividades comerciais no Nordeste.

Segundo o gerente de marketing da tecelagem, Roberto Sander, o evento de homenagem e oficialização da nova marca teve a finalidade de respeitar o histórico deste profissional exemplar e mostrar que seguindo seu simples lema de ter cuidado com a própria saúde, ter uma dose de disciplina e paixão pelo que faz é possível se manter útil e ativo.

O gerente acredita que o recorde é resultado da dedicação de Walter, mas também da oportunidade oferecida. Conforme ele, a empresa tem várias práticas que valorizam e respeitam os talentos internos, o que é reconhecido pelo resultado da pesquisa feita pelo instituo Great Place to Work: “Pela quinta vez consecutiva colocou a empresa entre as melhores para se trabalhar em Santa Catarina”, finaliza

Recorde superado

RecordistaCidade/EstadoTempo de atividadeAno
Walter OrthmannBrusque/SC80 anos2018
Walter OrthmannBrusque/SC75 anos2013
Walter OrthmannBrusque/SC70 anos2008






Confira a galeria de imagens:
Funcionário com maior tempo em atividade na mesma empresa