Maior cavalgada do Brasil

Evento aconteceu em Brusque - SC e reuniu 8.125 cavaleiros, de 388 cidades

27/08/2005
17785 Acessos
Imprimir
Maior cavalgada do Brasil
O município de Brusque - SC foi o cenário da Maior cavalgada do Brasil. Em um clima de fé e tradição, famílias inteiras participaram com suas carroças e charretes. Realizado em 27 de agosto, o evento reuniu 8.125 cavaleiros, de 388 cidades.

A cavalgada percorreu 41km, de Brusque até Nova Trento - SC, no parque ABRACAMP – Associação Beneficente e Recreativa dos Amigos Cavaleiros de Madre Paulina. Este é o mesmo caminho onde a Santa Paulina fazia suas peregrinações.

Este evento é realizado ininterruptamente há 13 anos e cada vez aumenta ainda mais o número de participantes. A finalidade é congregar os simpatizantes de montarias, para buscar e agradecer bênçãos junto à primeira santa brasileira.

O importante da cavalgada é que milhares de devotos de Santa Paulina, catarineneses e fiéis de outros estados, no transporte habitual da religiosa, demonstram sua crença na santa, que tanto representa para o país.

História
Em 1993, padre Chico e Ciro Roza, devotos de Santa Paulina, conversando sobre a história dos imigrantes italianos, mais especificamente sobre a família da santa, resolveram trilhar o mesmo caminho por ela percorrido no final de 1875, quando recém chegada a Brusque, em direção a Vígolo-Nova Trento.

A ideia sensibilizou outros amigos que, em um número aproximado de 100 cavaleiros, em agosto de 1993, realizaram a Primeira Cavalgada nos Caminhos de Santa Paulina, com o tema ´Um Passeio Ecológico na Trilha da Fé´. Passando pelo centro de Brusque, bairros e em meio a belíssimas paisagens, os cavaleiros percorreram quase 35km em clima de alegria e confraternização.

A chegada em Vígolo, local onde em 1890 foi iniciado o trabalho assistencial de Amábile e suas amigas, agora é palco de orações, emoções e alegria. No acampamento, shows musicais, confraternização e roda de violeiros são a tônica durante a 13ª Cavalgada.

Recorde superado

RecordistaAnoQuantidadeEstado
Varginha20034.331 cavaleiros MG


Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires