Maior número de títulos mundiais unificados individuais em Karatê

O faixa preta em karatê, Kazurô Nakashima Diana, tem uma vida de muitas conquistas, mas também de muita luta

07/08/2007
15670 Acessos
Imprimir
Maior número de títulos mundiais unificados individuais em Karatê
Foto: Arquivo pessoal - Kazurô Nakashima Diana
Kazurô Nakashima Diana entra para o RankBrasil pelo recorde de Maior número de títulos mundiais unificados individuais em karatê: oito no total.

O recordista é natural de São Paulo e começou a desenvolver e a praticar a técnica do karatê aos quatro anos de idade, sob os cuidados do mestre Sadao Saito.

Sem esconder sua base cultural, o atleta revela que é descendente de italianos e japoneses. “A parte oriental contribuiu com a sabedoria e a racionalidade no agir, enquanto a ocidental, com a emoção, o sentimento e a força física”, destaca.

Na modalidade, ele possui formação em Karatê Tradicional e Esportivo e é faixa preta desde 1990. Seu pai é mestre 8° Grau e foi quem outorgou seu 5° Grau de Karatê, em 2006. Seu primeiro mestre, Sadao Saito, faleceu quando Kazurô tinha 15 anos. No momento, quem o supervisiona é o pai e o seu atual mestre 10° Grau, Takashi Miyagi, que está no Japão.

A trajetória do recordista descreve uma vida de muitas conquistas, mas principalmente de muitas lutas. Ele conta que já competiu e conquistou títulos nas mais difíceis condições. O vice-campeonato mundial em 2003, na Rússia, Kazurô venceu com pneumonia e apenas um mês de treino.

No Mundial de Clubes da Itália em 2005, conquistou três categorias diferentes, dois ouros e uma prata. Pesando apenas 74kg, lutou contra adversários com uma média de 1,90m de altura e que pesavam até 150kg. Kazurô estava com o ombro direito deslocado, o peito do pé quebrado e os dedos anular e indicador da mão esquerda também quebrados.

“Neste Mundial de Clubes da Itália foram dois dias de pura raça e fé. E quando a fé é boa, o bom resultado é inevitável”, declara o atleta. Ele conta também que para conquistar seu primeiro título dos Jogos Abertos do Interior, treinou 365 dias do ano para se tornar campeão.

Com a homologação do recorde, Kazuro acredita que as pessoas poderão ver a ponta do iceberg, que há muitos anos ficou submersa.

O recordista deixa claro que não se trata de unir o karatê mundial, mas sim de se dar o devido reconhecimento a qualquer praticante que possua competência no ramo, sem vinculá-lo a nenhuma bandeira, marca ou entidade, simplesmente reconhecê-lo por seus méritos e por seu trabalho.

Ele defende a ideia de que atualmente o karatê está rotulado e com o esporte, seus praticantes. “Nós fazemos o nosso rótulo e decidimos os nossos destinos, as pessoas esqueceram disto. O atleta faz a entidade e não a entidade que faz o atleta”.

Além do karatê, Kazurô é formado em auxiliar de Contabilidade, técnico em Computação, superior em Ciências Econômicas e cursando o 6º semestre de Medicina Fisioterapêutica.

Curiosidades
Existe diferença entre Karatê e Karatê-Do?
Antigamente, karatê se referia a uma arte de matar e atualmente é mais voltado ao esporte.
Já a palavra Karatê-Do foi criada com o intuito de mostrar que o karatê não tem finalidade somente de luta e sim da formação do caráter de um ser humano.

Desta forma, o Karatê-Do significa uma arte marcial tradicional. Por outro lado, somente karatê quer dizer apenas uma atividade esportiva.

Significados
Karatê = mãos vazias ou recurso no vazio.
Karatê-Do = caminho das mãos vazias ou caminho do recurso no vazio.
Kara = vazio
Te = mão
Do = caminho

Títulos
1º título: 28 de junho de 1997 - São Paulo – SP (I World Karate Interstyles Championship - WKIF) – campeão mundial Kata Absoluto Individual.

2º título: 24 de junho de 2001 - Aberdeen/ Escócia (III World Karate Championship - WKC) – campeão mundial Kata Absoluto Individual.

3º título: 21 de junho de 2003 - Saint Petersburg/ Rússia (IV World Karate Championship - WKC) – vice-campeão mundial Kata Absoluto Individual.

4º, 5º e 6º títulos: 19 e 20 de março de 2005 – Vasto-Chieti / Itália (III World Karate Championchip for Clubs – campeão mundial Kata Goju-Ryu Individual, campeão mundial Kata Absoluto Individual e vice-campeão mundial Shiai Kumite - 80kg.

7º e 8º títulos: 14 de maio de 2006 – Caorle -Veneza/ Itália (IV World Karate Championchip for Clubs) – campeão mundial Kata Goju-Ryu Individual e campeão mundial Kata Absoluto Individual.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires